Publicidade

Individualidade VS individualismo: psicóloga dá dicas sobre como lidar com ambas situações no casamento

”A reclamação acontece quando, na relação, deixa de se existir uma individualidade e o indivíduo passa a exercer o individualismo”, explica a psicóloga Alessandra Augusto; saiba mais

Individualidade VS individualismo: psicóloga dá dicas sobre como lidar com ambas situações no casamento – Freepik / yanalya

Existe diferença entre individualismo e individualidade? Afirmamos que sim, e a psicóloga Alessandra Augusto, para além de confirmar o fato, em conversa com a Bons Fluidos, explicou como determinadas atitudes egocêntricas podem prejudicar o relacionamento de um casal. Confira as respostas da profissional:

Publicidade

Qual a diferença de individualidade e individualismo?

“A individualidade é formada por características que tornam o indivíduo único, características que atribuem a mim — ou ao outro — uma identidade. O individualismo, por sua vez, é uma atitude egocêntrica de um indivíduo, por vezes egoísta, na qual eu entendo que ‘tudo e todos estão voltados para mim’.

No casamento, eu posso manter a minha individualidade, aumentando a minha intimidade com meu parceiro(a). Eu costumo dizer nos atendimentos de casais que é perfeitamente possível aumentar e nutrir a intimidade, mas mantendo a individualidade, ou seja, minhas parcerias, meus amigos, algumas atividades. A reclamação acontece quando, an relação, deixa de se existir uma individualidade e o indivíduo passa a exercer um individualismo, e isso traz diversos problemas para a relação. Uma vez parceria, o pensamento deveria ser em conjunto. Já no individualismo, esse pensamento é voltando para si.”, começa a psicóloga.

Para conferir as outras perguntas e respostas, CLIQUE AQUI e leia a matéria completa no site da revista Bons Fluidos, parceira da Viva Saúde.

Publicidade