Publicidade

DEPRESSÃO: precisamos falar sobre isso

Na coluna desta semana, Jamar Tejada não restringiu-se as explicações técnicas sobre a depressão, ele se aprofundou nas caraterísticas mais intrínsecas que acompanham pessoas que sofrem com o transtorno e apresentou alternativas que vão além dos remédios

DEPRESSÃO: precisamos falar sobre isso – Freepik

Depressão, palavra que já se tornou comum nos novos tempos. Raro quem não tenha dito alguma vez, principalmente nesse último ano, que não tenha sofrido ou então estivesse em dúvida se estava ou não atravessando-a. A questão é que há uma diferença bem grande entre estar deprimido e estar triste, o tratamento também.

Publicidade

Triste x deprimido

O deprimido não tem energia, sente-se sempre cansado, mal-humorado, irritado, em tédio profundo, apático, desanimado, desinteressado, sem foco, inseguro, com medo, sem amor-próprio e sem perspectiva no futuro. Já quem está triste, pode até sentir tudo isso, mas é pontual, a tristeza geralmente é causada por uma fonte, provem de um evento específico e quase sempre tem início, meio e fim.

A depressão pode até ser causada pela tristeza, mas diferente desta, o “meio” estende-se por muito mais tempo, resultando alterações orgânicas e nunca é gerada por uma situação única, é o efeito de muitos problemas associados, quando o conjunto mente e sentimentos perdem a capacidade de ver a luz lá no fim do túnel, fazendo com que nosso corpo não tenha mais forças para se defender de todas as causas emocionais e estresse que já ultrapassaram a barreira do limite.

Para continuar lendo, veja a MATÉRIA COMPLETA DO PORTAL BONS FLUIDOS, PARCEIRO DO VIVA SAÚDE.

Publicidade