Em meio aos trabalhos de reconstrução da antiga torre da catedral de Notre-Dame, em Paris, após o incêndio de 2019 que provocou danos a uma das maiores estruturas históricas do mundo, cientistas fizeram uma descoberta intrigante: um caixão de chumbo identificado como criação do século XIV. Especialistas recolheram o objeto por um período para fazer uma análise.
O QUE CIENTISTAS JÁ DIZEM SOBRE CAIXÃO MISTERIOSO ENCONTRADO NA CATEDRAL DE NOTRE-DAME?
O sarcófago encontrado em meio a diversos túmulos na catedral de Notre-Dame possui o formato de um humano. “Um dignitário sênior”: o Ministério da Cultura da França levantou essa como uma das hipóteses sobre os restos no caixão misterioso. No entanto, o recolhimento do achado será justamente para identificar o gênero do esqueleto e qual era seu estado de saúde.
Mas, por que o caixão encontrado é considerado misterioso? Conforme o arqueólogo Christophe Besnier, a descoberta chama atenção, pois, se for constatado que o sarcófago realmente data da Idade Média, isso caracteriza uma prática funerária rara. A técnica com o chumbo, inclusive, teria o objetivo de preservar o corpo.
+++ Psicogenealogia: entenda como a terapia analisa os impactos dos ancestrais na vida de uma pessoa
+++ Como a nostalgia pode ter efeito analgésico?
Inclusive, o tempo foi sugerido pelos cientistas porque o caixão foi encontrado entre móveis do século XIV. Aliás, apesar de ainda passar por estudos, cientistas acreditam que os restos pertencem a uma pessoa de uma classe alta de sua época.
WATCH: Archeologists have uncovered a lead sarcophagus that probably belonged to a high dignitary under Notre-Dame cathedral and said it could date back to the 14th century https://t.co/0c6C990pT6 pic.twitter.com/9EBFMXuNqz
— Reuters (@Reuters) March 20, 2022