As compras por impulso, infelizmente, fazem parte da vida da maioria das pessoas e, eventualmente, é vivenciada a experiência de se arrepender pelo dinheiro gasto, não é mesmo?
Se você nunca se questionou se queria, precisava ou podia comprar algo novo, nós da Viva Saúde, te convidamos ao mundo das compras sem culpa, sem o arrependimento do consumo desnecessário – principalmente em época de Black Friday.
E, ao falar de compra inteligente, isso não significa deixar de comprar, mas a fazer de forma consciente, tomando uma decisão que faça sentido para você e que tenha o menor risco de te causar arrependimento depois!
Por isso, confira três perguntas para se fazer antes de comprar qualquer coisa:
+++ VEJA TAMBÉM: A oneomania, doença do consumismo exagerado, atinge principalmente as mulheres
1 – Eu preciso? Não se esqueça do que você já tem
Por mais que você queira muito comprar algo, como aquela blusa linda que está na promoção ou aquele smartphone incrível que acabou de ser lançado, se pergunte sempre se você precisa disso.
Se você responder que “não”, que não precisa do objeto, acabou a conversa. Se responder que “sim”, você vai para a pergunta 2.
2 – Eu posso? Veja se cabe no seu orçamento
Antes de fazer qualquer compra, é extremamente importante checar as suas finanças e conferir se cabe no seu orçamento! Afinal, uma compra inteligente e sem culpa jamais irá prejudicar as suas finanças pessoais!
E, vale lembrar que checar o orçamento não significa só saber se a parcela cabe no limite do cartão! No caso de compras parceladas, considere se aquele valor a mais na fatura não vai atrapalhar seus planos também nos próximos meses.
Então, se você não tem dinheiro, acabou a conversa também. Se tiver dinheiro, você vai para a pergunta 3!
3- Se eu esperar até amanhã, ainda vou lembrar que queria fazer esta compra?
Se a resposta for sim, as chances de vocês estar fazendo uma compra inteligente e livre de arrependimentos é enorme, mas, se a resposta for não, agora é a oportunidade de escapar de uma compra por impulso!
Também, por mais que pareça algo simples, fazer uma compra inteligente pode ser algo complicado. Por isso a ideia de se imaginar repensando a compra no dia seguinte é uma ótima ideia. Além disso, vale não só se perguntar, mas realmente esperar até o outro dia. Às vezes, tudo o que a tentação de uma compra precisa para passar é de uma boa noite de sono!