Publicidade

Auxilia no emagrecimento e controla a diabetes: conheça os benefícios da berinjela!

Confira os diversos benefícios desse alimento e como ele auxilia no emagrecimento

Benefícios da berinjela – Pixabay

A berinjela é um alimento que apresenta muitos benefícios para saúde e até mesmo para quem está em processo de emagrecimento.

Publicidade

Considerada um alimento funcional, sim, a berinjela é um ótimo aliado na perca de gordura! Ela conta com diversos nutrientes necessários para o organismo, promove sensação de saciedade, além de conter baixo teor calórico, com apenas 30 calorias em cada 100 g, e baixo índice glicêmico. Mas, fora os benefícios para a estética, ela também ajuda a diminuir o colesterol e controlar o diabetes.

“O vegetal é rico em fibras que auxiliam na regulação da glicemia, evita picos de glicose no sangue, promove a saciedade e, consequentemente, diminui o acúmulo de gordura corporal”, explica a nutricionista Pamela Miguel, do Consultório de Nutrição Funcional (SP).

O nutricionista Gabriel Cairo Nunes (SP) explica que o poder de saciedade da berinjela é muito poderoso. Acrescentá-la em um dia adia equilibrado vai possibilitar uma queima calórica muito interessante, especialmente em dietas em que há diminuição do consumo de gordura e aumento da ingestão de fibras solúveis (presentes na berinjela).

“Considerando uma dieta equilibrada associada à prática de atividade física, no mínimo três vezes por semana, durante uma hora, a berinjela pode ajudar a reduzir até três quilos no mês. E como ela limpa o organismo, pode reduzir até cinco centímetros de abdome em 30 dias”, acrescenta a nutricionista Michelle Parreira de Campos (SP).

Publicidade

Além disso, o vegetal é rico em diversos outros nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, como as vitaminas A, B1, riboflavina, niacina e ácido ascórbico, e contém flavonoides, como as antocianinas – antioxidantes que protegem o organismo contra radicais livres.

Cibele Cavalcante, nutricionista da Clínica Shalon (SP), destaca que os nutrientes atuam contra a oxidação do colesterol LDL (ruim), relaxam os músculos cardiovasculares, evitam o surgimento de coágulos e participam da modulação no metabolismo endócrino de colesterol. “Pode ser consumida in natura, e sua farinha também pode ser adicionada em diversas receitas culinárias, além de poder ser batida com frutas e água de coco”, destaca.

Pamela ainda indica o suco de laranja com berinjela como fonte riquíssima de fibras, que auxiliam no controle da fome, dos níveis de glicose e colesterol e auxiliam no correto funcionamento do intestino. “O suco pode ser consumido de três a quatro vezes na semana, dentro de uma dieta equilibrada”.

Publicidade

 

*Por Rita Santander | Edição de texto Ana Sniesko | Viva Saúde – Todo o Poder da Berinjela | Adaptação Isis Fonseca e Isabelly Cristaldo.

Publicidade