bem-estar   / Álcool interfere no emagrecimento

Entenda como o álcool pode interferir no processo de emagrecimento

Especialista no assunto, Dr. Yago Fernandes explicou a questão e ainda listou o valor calórico de uma dose das bebidas mais comuns em encontros sociais

VIVA SAÚDE Publicado sexta 31 dezembro, 2021

Especialista no assunto, Dr. Yago Fernandes explicou a questão e ainda listou o valor calórico de uma dose das bebidas mais comuns em encontros sociais
Álcool interfere no emagrecimento? Descubra! - FREEPIK

Teoricamente, se você está em um processo para emagrecimento com ou sem medicação, o consumo de bebidas alcoólicas deve ser evitado. De acordo com o médico atuante em endocrinologia, Dr. Yago Fernandes, especialista em emagrecimento e hipertrofia, o álcool é conhecido por “calorias vazias”, porque não auxiliam em nada as necessidades nutricionais do organismo.

Normalmente, uma taça chama um petisco e (quase sempre) eles não são saudáveis, contribuindo para o excesso de ingestão de calorias. O consumo excessivo de álcool pode provocar um estado de fadiga, reduzindo o interesse na prática de atividade física.

"É incontestável que a venda de bebidas alcoólicas subiu desenfreadamente durante a pandemia do Coronavírus, além disso, estamos na fase das festas de final de ano. Isso fatalmente desencadeará impacto importante no comportamento e na saúde da população mundial. Podendo provocar aumento nos casos de doenças mentais, cânceres, doenças hepáticas, alterações cardiovasculares, com risco de infarto e acidente vascular cerebral e a diminuição de imunidade. Além de ser responsável por episódios de violência física contra si ou outras pessoas", ressalta o profissional. 

Efeitos do álcool no organismo

Desidratação: o álcool inibe nosso hormônio antidiurético, aumentando as idas ao banheiro, levando à desidratação.

Atraso na recuperação muscular: o álcool leva à desidratação e 70% do nosso músculo é água. O consumo de bebidas alcoólicas diminui em até 20% a síntese proteica e, consequentemente, compromete o ganho de massa muscular.

Prejudica o emagrecimento: o álcool interfere diretamente na termogênese. Nosso corpo tem preferência na metabolização de etanol, ou seja, enquanto ele estiver disponível você não irá metabolizar gordura. 

Liberação do cortisol: o álcool pode aumentar a liberação do cortisol, hormônio que é responsável pelo aumento do apetite e diminui queima de gordura. 

Valor calórico por dose de bebida

Cachaça – 1 dose (50ml) = 115 kcal

Cerveja – 1 lata (355ml) = 150 kcal

Champagne – 1 taça (125ml) = 80 kcal

Licor – 1 dose (30ml) = 110 kcal

Vinho doce – 1 taça (150ml) = 210 kcal

Vinho seco – 1 taça (150m) = 130 kcal

Vodka – 1 dose (50ml) = 120 kcal

Whisky – 1 dose (50ml) = 120 kcal


Sobre o Dr. Yago Fernandes - CRM: 52-1096532 - http://instagram.com/yagofernandes.dr 

O médico Yago Fernandes atua na área de endocrinologia e se destaca no segmento de emagrecimento e hipertrofia. Graduado em medicina pela Universidade Iguaçu (UNIG), o profissional tem uma vasta experiência em seu currículo. Trabalhou como clínico geral no Hospital Next Butantã, em São Paulo e no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro e hoje atende em seu próprio consultório em Ipanema, também na cidade maravilhosa.

Em suas atividades extras, o Dr. Yago realizou um intercâmbio de três meses no Kaplan International English, em Nova York, nos Estados Unidos e além de finalizar sua pós-graduação em endocrinologia pelo IPEMED neste ano, concluiu um Curso de Reposição hormonal com dispositivos dérmicos inabsorvíveis. Recentemente, o médico também tirou seu DRT de ator.

Não para por aí! Em seu Instagram - @dr.yagofernandes - além de ressaltar os mitos, verdades e atualizações da endocrinologia, o médico aposta em conteúdos divertidos relacionando a saúde com a cultura pop, com curiosidades de filmes, séries e música.

Último acesso: 29 Jan 2022 - 10:01:21 (3806).