Perceber que os cabelos estão caindo é aflitivo e, ainda pior, fica difícil contornar o pânico ao perceber que os fios que ficam no ralo depois do banho, presos na escova ou ainda soltos no travesseiro e nas roupas viraram tufos com um volume assustador.
Muitas vezes confundida com a calvície, ou simplesmente atribuída a falta de cuidado com os cabelos, a perda dos fios não é ligada imediatamente ao mal que acomete boa parte da população mundial: o estresse. No entanto, ele pode atacar de forma devastadora e destruir a mais bem cuidada das cabeleiras.
Por isso, para tirar todas as dúvidas sobre a relação da queda de cabelo com o estresse, a dermatologista Geisa Costa respondeu para o Portal Viva Saúde os principais pontos sobre esse assunto! Confira:
+++ VEJA TAMBÉM: Efeito platô: Produtos param de fazer efeito nos cabelos de uma hora para outra?
+++ VEJA TAMBÉM: Truque caseiro: 3 óleos que deixam as sobrancelhas mais cheias
Qual a relação do estresse com a queda de cabelo?
A Dra. explicou que existe uma grande relação entre a queda de cabelo e o estresse – por conta do cortisol já que ele está relacionado com toda parte endócrina e hormonal do corpo -, porém, que é muito importante que exista um diagnóstico.
“Isso pois a queda pode ser ocasionada também por motivos hormonais, patológicos, alterações do couro cabeludo e genética”, explicou Geisa.
Tem formas de prevenir a queda pelo estresse?
A especialista disse que levar em conta uma vida saudável, com boas horas de sono, uma alimentação equilibrada e uma boa qualidade de exercícios físicos pode prevenir a queda causada pelo estresse.
Como tratar a queda de cabelo causada pelo estresse?
“Ao visitar um dermatologista e um psicoterapeuta com um diagnóstico em mãos você pode entrar com medicamentos que tentam bloquear a queda.”, explicou a Dra.
Além disso, hábitos que trazem calmaria e paz, como a yoga e meditação podem solucionar a origem do problema.
Ansiedade e medo também podem causar queda de cabelo?
Esses sentimentos podem causar a queda de cabelo já que também aumentam o cortisol, causando inflamação e desordem hormonal no corpo.
Mais dicas da especialista:
- Sempre cuide dos cabelos, hidratando e penteando-os com cuidado;
- Nunca durma com os fios molhados;
- Procure um dermatologista quando tiver uma queda capilar para fazer um diagnóstico do seu couro cabeludo.