beleza   / Xô, espinhas

Pós-páscoa: comeu chocolate demais e está com muitas espinhas? Dermatologista ensina o que fazer!

O açúcar em excesso pode causar reações indesejadas no rosto, como as acnes, por exemplo; saiba como se livrar delas

VIVA SAÚDE Publicado segunda 5 abril, 2021

O açúcar em excesso pode causar reações indesejadas no rosto, como as acnes, por exemplo; saiba como se livrar delas
Acne no pós-Páscoa? Saiba como se livrar! - Freepik

A páscoa acabou, mas as espinhas deram o ar da graça, não é mesmo? Essa reação é muito comum, principalmente por conta do excesso de chocolate que é consumido nessa época!

Segundo a dermatologista Dra. Priscila Camara de Camargo, da Clínica Camargo, isso ocorre porque o açúcar e a gordura consumidos em grandes quantidades podem aumentar a oleosidade da pele.

“Por conter um alto índice glicêmico, o chocolate estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, aumentando a quantidade de espinhas e acne. Quando se consome muitos doces, alimentos gordurosos e derivados de leite, a oleosidade da cútis aumenta, agravando a predisposição das pessoas que possuem pele oleosa ou acneica”, destaca.

PREFIRA OS CHOCOLATES COM 70% DE CACAU

Segundo a especialista, o chocolate possui muitos benefícios, mas o risco para a saúde da pele está nas variações gordurosas, como ovos de páscoa, trufas e caixas de bombom, e em seu consumo excessivo. Porém, em pequenas porções – o chocolate meio amargo e o amargo, que possuem grandes concentrações de cacau –, há melhora na circulação sanguínea, além do aumento da sensação de bem-estar devido à liberação da serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade.

“Quando nosso organismo recebe açúcar em excesso, acontece o processo de glicação, uma reação onde os carboidratos se unem com as proteínas, como a elastina e o colágeno, que são essenciais para a pele. Dessa forma, eles a danificam e afetam a elasticidade e a tonicidade, podendo até formar rugas e linhas de expressão. Essa ação é tão ruim e danosa para a pele quanto a dos radicais livres, portanto, o consumo demasiado do chocolate pode causar as espinhas”, lembra a médica.

DICA DA ESPECIALISTA

Uma das dicas da Dra. Priscila Camara de Camargo é utilizar antioxidantes na rotina de cuidados diários, como a vitamina C e o protetor solar, pois esses produtos inibem que o açúcar prejudique o colágeno, além de proteger as fibras da pele.

“Os antioxidantes neutralizam os radicais livres, que são responsáveis por 90% do envelhecimento precoce da pele. Uma dica é lavar bem com o seu sabonete de preferência e abusar do filtro solar. Caso já tenha tendência em desenvolver acne, aplique um gel secativo, assim que sentir o primeiro sintoma. Sabonetes à base de ácido salicílico ou enxofre para rosto e partes gordurosas do corpo, como colo e costas, também ajudam a diminuir o incômodo", indica.

Para evitar que o problema aumente, a dermatologista dá duas dicas:

Coma pequenas porções de chocolate por dia
“Não precisa cortar de vez o chocolate. A dose indicada por dia é de 100 gramas”.

Escolha chocolates que contenham menos açúcar
“Opções que contenham mais de 60% de cacau na composição são mais indicados. Quanto mais escuro for o chocolate, mais cacau e menos gordura ele vai ter. A dica é apostar nos mais amargos”.

Último acesso: 11 Apr 2021 - 06:34:08 (1918).