beleza   / Cuidados com a alimentação

O chocolate causa acne e, é mesmo inimigo de uma pele bonita? Especialista responde!

A Dra. Fernanda Nichelle esclareceu as maiores dúvidas sobre a relação de um dos doces mais amados do mundo com a cútis

VIVA SAÚDE Publicado terça 23 março, 2021

A Dra. Fernanda Nichelle esclareceu as maiores dúvidas sobre a relação de um dos doces mais amados do mundo com a cútis
O chocolate causa acne e, é mesmo inimigo de uma pele bonita? Especialista responde! - Pexels

O aparecimento ou piora da acne estão relacionados com a ingestão de alimentos que possuem alto índice glicêmico, como os alimentos ricos em carboidratos (açúcares), que estimulam a produção de fatores hormonais e estão envolvidos no surgimento/agravamento da acne, sabia?

É o caso dos derivados de leite e dietas ricas em gorduras, que também são responsáveis por aumentar a produção de sebo na pele e ainda ocasionam uma resposta inflamatória do organismo, que também podem resultar no surgimento de espinhas!

Por exemplo, o chocolate ajuda a melhorar o humor, atua na regulação do sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade à dor, movimentos e funções intelectuais. Tudo isso porque o cacau é fonte de magnésio e triptofano, nutrientes que estimulam o organismo a produzir endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer. Mas, o problema é que isso pode gerar um círculo vicioso e, comer esse doce em excesso engorda e faz mal à saúde!

Por isso, hoje, a Dra. Fernanda Nichelle esclareceu as maiores dúvidas sobre a relação do chocolate com a pele! Confira:

+++ VEJA TAMBÉM:  Nutricionista lista 10 alimentos que precisam ser substituídos do seu cardápio urgentemente

+++ VEJA TAMBÉM:  Especialista responde: Qual a opção mais saudável para passar no pão? Requeijão, margarina, manteiga ou geleia?


Em época de Páscoa consumimos mais chocolates. Afinal o chocolate causa acne ou não?
Nenhum estudo científico conseguiu correlacionar a pior da acne com relação direta com o chocolate. Sabemos que consumo exagerado de chocolate pode agravar as espinhas porque o chocolate possui alto teor lácteo, têm grande quantidade de carboidratos (açúcares refinados), aditivos, gordura hidrogenada e elevado índice glicêmico, que aumenta a oleosidade da pele e pode agravar o aparecimento de espinhas.

O chocolate é inimigo de uma pele bonita?
O “chocolate” branco sim, pode ser considerado um inimigo, visto que ele não é feito da semente, mas da manteiga de cacau, ou seja, totalmente à base de gordura hidrogenada e açúcar. Ele não possui cacau nem substâncias antioxidantes, e pode ter mais de 50% de açúcar em sua composição.

O consumo do chocolate traz algum tipo de benefício para a pele?
O chocolate é considerado um potente antioxidante, devido a sua riqueza em alguns minerais essenciais como o potássio, magnésio, cobre e ainda os polifenóis", auxiliando na batalha contra o envelhecimento precoce e as doenças cardiovasculares. Lembro também que, quanto maior a concentração de cacau no chocolate, melhor a qualidade e os benefícios que ele pode proporcionar, como por exemplo o chocolate amargo que apresenta acima de 70% de cacau em sua composição. Ele, geralmente, é feito com as próprias sementes do cacau, sem adição de leite.

Último acesso: 11 Apr 2021 - 07:00:53 (1833).