Publicidade

Não passe protetor do corpo no rosto! Evite cinco erros de beleza que detonam a pele no verão

Você pode cometer um deslize aqui ou ali que mal percebe, mas que deixa a pele com manchas, acne, irritações e outros incômodos

Não passe protetor do corpo no rosto! Evite cinco erros de beleza que detonam a pele no verão – Freepik

Quem passa protetor solar antes de se expor ao sol, tem a depilação em dia e faz tratamentos estéticos está garantindo uma pele linda e saudável durante todo o verão, certo? Não é bem assim!

Publicidade

Na falta de informação ou na pressa ao tomar os cuidados necessários, você pode cometer um deslize aqui ou ali que mal percebe, mas que deixa a pele com manchas, acne, irritações e outros incômodos. 

Mesmo o simples hábito de usar protetor solar precisa de mais atenção. Por isso, passe ileso de problemas de pele no verão eliminando da rotina cinco erros:

+++ VEJA TAMBÉM: Cabelos no verão! 6 coisas que você pode fazer pelo seus fios antes dessa estação começar 
+++ VEJA TAMBÉM: Biquíni molhado o dia inteiro? Confira os erros mais comuns durante o verão

Passar protetor do corpo no rosto
Esse mau hábito é grave, principalmente, se a sua pele for mista ou oleosa, já que filtros para o corpo são mais oleosos e engordurados, podendo provocar obstrução dos poros da pele. O resultado é o aparecimento de indesejáveis cravinhos e espinhas.

Publicidade

Filtros formulados para o rosto têm uma composição mais leve, livre de óleos. Prefira as fórmulas oil free, sérum (loção muito fluida e leve) ou gel.

Passar a lâmina no dia de pôr o biquíni
Deixar para a última hora a preparação do corpo antes de curtir o sol, a piscina e a praia é um erro e tanto: ao passar a lâmina, você pode causar micro ferimentos que ardem e irritam com a água do cloro, água do mar e areia. Mesmo o atrito do biquíni na área depilada já pode causar irritação e coceira.

Então, programe-se para usar a lâmina pelo menos um dia antes. No caso de uma emergência, é preferível apelar para o creme depilatório que, ao contrário da lâmina, não provoca micro cortes. 

Publicidade

Além disso, se a depilação for feita com cera, jamais esqueça de lavar muito bem o local. Mas, em todos os casos, o uso de filtro solar na região é indispensável para evitar as indesejáveis manchas do sol.

Fazer peeling químico no verão
Você até pode fazer o procedimento, desde que passe os dias seguintes dentro de casa, sem poder sair nem por cinco minutinhos na varanda. Difícil, não é? Fugir do sol no verão é praticamente impossível.

O peeling químico é o mais agressivo da modalidade, descamando a pele e a deixando sensível demais, sendo preciso evitar a exposição solar.

Publicidade

Não passar ou repassar filtro solar no buço
A pele na região do buço é mais sensível e reativa, ou seja, mais suscetível a manchas. Por isso, é muito importante aplicar e reaplicar mais vezes o protetor solar nessa área, para evitar o escurecimento da pele.

Deixar de lado o protetor solar na cidade

O protetor deve ser passado mesmo que você só vá ao trabalho ou dê um passeio de carro. Os poucos minutos que seus braços, pescoço e rosto ficam expostos ao ar livre já são suficientes para serem atingidos por raios UVA, por mais que você não sinta a sua pele queimando como nos dias de sol escaldante na praia.

Publicidade

Para garantir a proteção, passe de manhã antes de sair de casa e reaplique na hora do almoço – a radiação solar desestabiliza e inativa diversos componentes do fotoprotetor, sendo preciso passá-lo novamente.