Publicidade

Fios finos e enfraquecidos: Como engrossar o cabelo ralo?

Respeitar o tempo de uso e os intervalos de aplicação dos produtos ajuda a evitar o problema

Fios finos e enfraquecidos: Como engrossar o cabelo ralo? – Freepik

Ostentar cabelos fortes, saudáveis e fartos é o sonho de muita gente, não é mesmo?

Publicidade

Porém, por consequência de danos, alterações no organismo ou simplesmente por genética, várias pessoas precisam lidar com a fibra capilar mais fina, ou seja, cabelos finos e com pouco volume.

O que caracteriza esse tipo de fio é a sua estrutura frágil e quebradiça, sobretudo quando sofre com processos para esticar ou químicas para clarear ou escurecer. As hastes são menos espessas e mais sensíveis.

Também, a estrutura dos fios varia de acordo com cada organismo e com a idade. Isso porque na infância os cabelos são naturalmente mais finos, brilhantes e saudáveis, já na adolescência, devido a influência hormonais, a textura do cabelo muda de aspecto e tornam-se mais volumosos e com mais ondulações.

+++ VEJA TAMBÉM: Efeito platô: Produtos param de fazer efeito nos cabelos de uma hora para outra?
+++ VEJA TAMBÉM: Especialista responde: Afinal, grávida pode pintar o cabelo ou não?

Publicidade

Já na fase adulta os fios passam por uma nova mudança, costumando ficar com menos volume, assim como na época da menopausa e andropausa, quando os cabelos também tendem a ficar mais finos ainda.
O QUE CAUSA O AFINAMENTO?

Além disso, o que causa o afinamento dos fios é o enfraquecimento do folículo piloso – estrutura composta pelo fio de cabelo e seus elementos, como o bulbo, a glândula sebácea, entre outros.

Tanto cabelos lisos quanto crespos podem ser finos, podendo ser frágeis e suscetíveis a quebras.

Publicidade

Como engrossar o cabelo e dar mais volume aos fios?
O tratamento para engrossar o cabelo vai depender da causa dos fios finos.

Perda de massa capilar: Em casos que o problema é a perda de massa capilar, o tratamento indicado deve ser através de um aporte de proteína, a fim de melhorar a forma e a densidade do fio.

Fios naturalmente finos: Agora, se os seus fios forem naturalmente mais finos, o indicado é o uso de produtos adequados e xampu a seco, todos preferencialmente com fórmulas mais leves. Isso porque o excesso de produtos e componentes químicos deixa o cabelo mais enfraquecido, o que consequentemente resseca, afina e compromete os fios.

Publicidade

Hidratação: Fios finos e com menos volume pedem uma rotina de hidratação e nutrição com aminoácidos. Porém, devem ser bem orientadas, a fim de se obter uma reconstrução capilar adequada.

Melhore a alimentação: Para a reconstituição dos fios é necessário cuidado de dentro para fora, e isso inclui, principalmente, uma boa alimentação.

CUIDADOS PARA EVITAR O PROBLEMA

Publicidade

Dentre os principais cuidados estão:

  • Lavar o cabelo com temperatura amena (evitar água muito quente);
  • Secar o cabelo suavemente;
  • Respeitar o tempo de uso e os intervalos de aplicação dos produtos;
  • Se possível, evitar procedimentos químicos agressivos e repetitivos.

Lembrando que é importante consultar um especialista para diagnóstico e tratamento específico para cada pessoa.