beleza   / Saúde da pele

Especialista aponta os cuidados diários para diferentes tipos de pele

A médica Karla Lessa listou dicas para peles secas, oleosas e sensíveis

Viva Saúde Publicado sexta 25 junho, 2021

A médica Karla Lessa listou dicas para peles secas, oleosas e sensíveis
Médica listou as principais dicas para cuidar de diferentes tipos de pele - Pexels/ Anna Shvets

Cada pele possui características específicas, mas todas elas têm algo em comum: necessitam de cuidados diários para manter o viço e hidratação da cútis. A médica Karla Lessa indica como cuidar da pele de manhã e à noite.

“A pele seca apresenta a tendência de envelhecer mais facilmente, por ter menos elasticidade. É importante hidratar esse tipo de pele e usar ativos antioxidantes, pois eles revitalizam e reforçam a sustentação da epiderme”, afirma.

+++ Inverno registra aumento de procura por procedimentos estéticos a base de ácidos  

Já a pele oleosa precisa de um controle maior do sebo produzido. “Quem tem esse tipo de pele geralmente apresenta os poros dilatados e tende a ter acnes. Recomendo lavar o rosto duas vezes ao dia com um sabonete específico, para evitar que esse acúmulo de sebo, suor e impurezas aconteça. A dica é sempre usar produtos oil-free.”

De acordo com a profissional, a pele sensível é mais propensa a irritações e inflamações. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de escolher os produtos de skincare. “Deve-se evitar produtos com álcool e o uso de maquiagens diárias. Deve ser usado um sabonete específico que promova uma sensação de conforto”, aconselha.

Um passo fundamental para começar a rotina de cuidados é entender quais são os ativos recomendados para o seu tipo de pele. 

“Você precisa seguir sempre a prescrição do seu dermatologista para saber o que usar na sua pele. Mas não adianta utilizar os produtos corretos e não fazê-lo de forma contínua”, alerta. “A frequência com que você passa hidratante, protetor solar, antioxidante, sabonete facial faz toda a diferença.”

+++ Dieta da ACNE? Descubra seus efeitos e como ela interfere na resposta ao tratamento do problema

Ela aponta como montar uma rotina ideal de skincare. “Basicamente, você deve focar em duas partes do seu dia. Quando acordar, faça o básico: lavar, tonificar e hidratar. E não se esqueça de usar o protetor solar. Quando chegar em casa, é hora de tratar: retire a maquiagem, limpe o rosto, e use os produtos indicados pelo seu médico”, descreve.

Para fazer da skincare um hábito natural, demora certo tempo e demanda paciência. Mas Karla garante que o esforço vale a pena.

“Colocar lembretes no quarto ou no celular pode ajudar, por exemplo. Aquela dificuldade que você tem para manter a rotina vai diminuindo em pouco tempo”, acrescenta. “Higienizar corretamente e proteger a pele é uma ação diária essencial para manter a pele bonita e saudável”, finaliza.

Último acesso: 26 Oct 2021 - 02:03:00 (2713).