beleza   / Estética bucal

Alimentos que mancham os dentes x limpadores NATURAIS: Saiba o que evitar e o que apostar

É necessário ressaltar também a importância das visitas ao dentista para limpeza dental mais profunda a cada seis meses

VIVA SAÚDE Publicado quarta 9 junho, 2021

É necessário ressaltar também a importância das visitas ao dentista para limpeza dental mais profunda a cada seis meses
Alimentos que mancham os dentes x limpadores NATURAIS: Saiba o que evitar e o que apostar - Freepik

Ter um sorriso perfeito é o sonho de muitos brasileiros, não é mesmo?

O dente branquinho é um desejo nacional na era do influenciador digital devido à febre das facetas dentárias. Fora a escovação regular e os procedimentos estéticos como os clareamentos, você sabia que o que você come pode deixar seus dentes amarelados antes do tempo?

Alguns alimentos possuem várias substâncias que, além de manchar, deterioram o esmalte dentário. Confira alguns exemplos listados pela dentista Juliana Vinciarelli e tome cuidado!

+++ VEJA TAMBÉM: 'Skincare natural': Abóbora, batata doce e frutas cítricas são capazes de melhorar a saúde e a beleza da pele
+++ VEJA TAMBÉM: Máscara de carvão ativado limpa profundamente a pele e controla a oleosidade; saiba como fazer


Alimentos maléficos:

Cafés e chás 

O consumo em excesso de chá e café mancham os dentes, devido aos seus pigmentos e corantes em altas concentrações. Essas manchas ainda se tornam mais evidentes se a visita ao dentista para fazer uma limpeza mais profundas não forem feitas frequentemente, pelo menos a cada 6 meses. 

Bebidas alcoólicas 

O álcool pode diminuir a produção de saliva, a falta de saliva pode ajudar na proliferação de bactérias e a chance de desenvolver doenças como cárie se tornam muito maiores. 

Além de que, bebidas alcoólicas como vinho, principalmente o tinto possuem altas concentrações de corante colaborando também para formação de manchas na superfície dental. 

Doces e açúcares 

Bolos, balas, sorvetes, bolachas, pirulitos, chicletes, dentre muitos outros que podemos citar. O açúcar contido nesses alimentos são transformados pelas bactérias em ácido e esse ácido corrói o esmalte do dente. 

Refrigerantes 

O grande problema dos refrigerantes é que também possuem altas concentrações de açúcares o que vai levar a destruição do esmalte dentário (assim como falamos no tópico acima), além de ser uma bebida acídifera tendo potencial também para colaborar com erosão dentária que é um desgaste do esmalte (camada que recobre externamente os dentes) e expor dentina (camada que está abaixo do esmalte), levando muitas vezes o paciente a se queixar de sensibilidade nessas regiões onde a dentina foi exposta. 

Frutas ácidas 

O consumo em excesso de sucos e frutas ácidas como: limão, laranja, abacaxi por exemplo aumentam o desgate dos dentes também podendo causar a erosão dentária, como citamos acima. 

Alimentos que fazem bem 

Queijos: a gordura existente no queijo dificulta a aderência das bactérias na superfície do dente, dificultando consequentemente a formação de placa bacteriana e cárie.

Maçã e cenoura: 

São alimentos ricos e águas e como demoram mais tempo para serem mastigados, inclusive se forem consumidos Crus, estimulam a maior produção de saliva e a uma limpeza mecânica da superfície do esmalte dental, dificultando a impregnação de bactérias a superfície do dente.

Mais cuidados
É importante ressaltar a importância de fazer boas escolhas alimentares para manter um equilíbrio da saúde bucal, além de fazer uma correta higienização após as refeições com uso de creme dental, escova e fio e, visitas frequentes ao dentista para limpeza dental mais profunda a cada seis meses.

Último acesso: 13 Jun 2021 - 15:13:24 (2571).