Além do básico: 6 estratégias que retardam aparecimento de rugas, flacidez e manchas antes dos 40 anos

Um time de especialistas vai te ajudar a ir além do básico para fazer com que as estruturas da sua pele estejam bem preservadas e os sinais de envelhecimento demorem mais a aparecer!

VIVA SAÚDE Publicado segunda 19 abril, 2021

Um time de especialistas vai te ajudar a ir além do básico para fazer com que as estruturas da sua pele estejam bem preservadas e os sinais de envelhecimento demorem mais a aparecer!
Além do básico: 6 estratégias que retardam aparecimento de rugas, flacidez e manchas antes dos 40 anos - Pexels

Se tem algo que já ficou muito claro com relação a tudo que enfrentamos no último ano, é que a prevenção é sempre o melhor remédio!

E, com a pele isso não é diferente: quem começa o tratamento skincare por volta dos vinte e cinco e trinta anos, ou até antes, está plantando uma boa semente.

“Devemos ter o hábito do uso regular do filtro solar: ele é o creme antienvelhecimento mais importante. Além disso, preservar a barreira cutânea é fundamental para manter a pele saudável. Também, a qualidade dos produtos não está sempre diretamente proporcional ao preço, então o bom dermatologista prescreve uma rotina de pele com bom custo benefício”, afirmou o dermatologista Dr. Daniel Cassino.

É claro que você deve seguir um passo a passo de cuidado que se inicia com a higienização e tonificação até chegar na hidratação e fotoproteção. Mas, a aplicação do sérum ou creme anti-idade pode ir além de ativos básicos de hidratação. 

+++ VEJA TAMBÉM: 'Skincare natural': Abóbora, batata doce e frutas cítricas são capazes de melhorar a saúde e a beleza da pele
+++ VEJA TAMBÉM: Máscara de carvão ativado limpa profundamente a pele e controla a oleosidade; saiba como fazer

Por isso, consultamos médicos, farmacêuticos e cosmetólogos para saber quais são as seis principais estratégias para preservar as estruturas da pele e evitar o aparecimento de rugas, flacidez e manchas:

Invista na Vitamina C

Dentre os principais ingredientes nesse processo de prevenção do envelhecimento, a Vitamina C se destaca. “A vitamina C tem ação direta na proliferação de fibroblastos e no aumento da síntese de colágeno, o que vai determinar melhora do viço e rugas finas. Ela também aumenta a proteção da pele contra a radiação UV e tem ação contrária a imunossupressão causada por essa radiação. Também é conhecida pelo seu efeito anti-inflamatório”, afirmou Daniel. 

Mas, fique atento: prefira as fórmulas estabilizadas. “A Vitamina C estabilizada é capaz de inibir a ação da tirosinase, enzima envolvida no processo de formação de manchas, além de estimular a produção de colágeno, reduzindo rugas”, explicou o farmacêutico Maurizio Pupo.


Cuide do seu microbioma

Segundo a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, a nossa pele é habitada por milhares de bactérias, fungos e vírus. Eles formam o microbioma, cuja função é proteger o nosso corpo de doenças e outros problemas, como o ressecamento e a sensibilidade da pele.

Esses microrganismos ‘bonzinhos’ são os chamados comensais. A presença deles na pele previne o surgimento de germes causadores de doenças e mantém o pH da pele em equilíbrio”, explicou a médica.

E, dentre os fatores que afetam o microbioma, estão: má alimentação, hábitos de higiene, uso de cosméticos, sabonetes e produtos que removem essas bactérias ou causam algum tipo de reação à pele, além do estresse emocional.

“Quando a população do microbioma se reduz, as bactérias, vírus e fungos podem se instalar, causando infecções e doenças. Uma vez que ocorrem alterações, a pele tende a ficar desprotegida, ficando suscetível a doenças como psoríase, dermatite atópica e acne”, afirmou.

Para cuidar do microbioma da pele, a Dra. sugeriu algumas dicas, como tomar banho morno, rápido e com sabonetes que consigam manter o pH da pele. Outra dica, segundo ela, é manter a pele sempre hidratada, pois, dessa forma, mantemos um ambiente favorável para os microrganismos bons.

“Aposte em hidratantes probióticos que favorecem as bactérias boas do microbioma, protegendo a região das doenças de pele. Conter o estresse é muito importante também; procure incluir atividades físicas na programação, além de procurar profissionais que auxiliem no controle da ansiedade”, completou. 


Use um sérum antes do seu hidratante

O sérum é uma forma de apresentação, com a aparência, textura e penetrância semelhante a um soro, como o próprio nome o designa. Segundo Isabel Piatti, consultora executiva em estética, ele é um produto desenvolvido para atuar de forma mais concentrada na pele, pois devido a sua rápida absorção e por ter a forma de um gel seroso ou um líquido mais viscoso, leva para dentro da pele ativos de maneira mais eficaz. 

O produto pode ser formulado com ativos de clareamento, reposição hormonal natural, vitaminas ou miorelaxantes como os hexapeptídeos ou ainda alfa-hidroxiácidos, ácido lactobiônico, vitaminas como a C, E, A, B5, entre outras substâncias.


Aposte também nos cremes de aplicação pontual

Produtos de aplicação pontual (para bigode chinês, pés de galinha, melhora do contorno facial ou tratamento de manchas e acne são cremes cujos ativos são específicos para resolver problemas pontuais e estão em alta concentração na fórmula, especialmente para agir sobre a alteração.

Eles devem conter tecnologias de alta penetração para facilitar a atuação na raiz do problema promovendo muitas vezes estímulo de colágeno e elastina, lipopreenchimento, efeito tensor e, em alguns casos como o da acne, ação bacteriostática e anti-inflamatória.


Foque em boas tecnologias

Apesar de poder ajudar muito sua pele dentro de casa, no consultório médico há inúmeras tecnologias que melhoram a qualidade da pele, com resultados satisfatórios. Por isso é importante procurar um especialista.

Que tal um botox preventivo? 

Além de ser uma forte aliada no combate ao envelhecimento, a toxina botulínica também pode ser usada para prevenir os sinais de idade se for aplicada quando as marcas do tempo ainda não estiverem consolidadas.

“Ela age fazendo com que os músculos não se movam excessivamente durante as expressões faciais, evitando rugas mais fortes no futuro e assegurando um resultado mais discreto no presente”, afirmou o Dr. Paolo Rubez. 

E, muitos pacientes temem ficar com o rosto sem expressão ou com o aspecto “congelado”. O Dr. Paolo tranquilizou: “Isso não acontece se o procedimento for feito corretamente e por um profissional experiente, já que a toxina é aplicada somente no músculo responsável por formar a ruga, promovendo um efeito rejuvenescedor e com aspecto natural. Um médico competente e experiente saberá mensurar corretamente o tamanho do músculo e a quantidade de toxina a ser aplicada”, finalizou o especialista.

Último acesso: 26 Oct 2021 - 02:56:44 (2098).