beleza   / Alimentação importa

Açúcar e envelhecimento! Entenda a relação e como desacelerar esse processo

Na coluna desta semana, Jamar Tejada falou sobre a influência do açúcar para o envelhecimento tanto da pele quanto na saúde sistêmica

Jamar Tejada para Bons Fluidos Publicado quinta 18 fevereiro, 2021

Na coluna desta semana, Jamar Tejada falou sobre a influência do açúcar para o envelhecimento tanto da pele quanto na saúde sistêmica
Açúcar e envelhecimento! Entenda a relação e como desacelerar esse processo - Freepik

Na minha última coluna escrevi sobre os pilares do envelhecimento e na coluna de hoje vou dedicar exclusivamente a um dos pilares mais importantes e possivelmente não conhecido para a maioria dos leitores: o açúcar!

Muitas pessoas acreditam que o açúcar só é proveniente de doces, vi e vejo muitos diabéticos que acreditam que não os consumindo já estão protegidos dos malefícios. Triste ilusão! É preciso entender o que é o açúcar.

O açúcar não está apenas nas sobremesas

O açúcar é um tipo de carboidrato contido naturalmente nos alimentos, dos quais nossos corpos precisam de uma quantidade mínima todo dia para continuar trabalhando, ou seja, ele é uma fonte direta de energia. Este ingrediente é consumido de diversas maneiras, mas no final, o nosso corpo transforma quase todo o açúcar que ingerimos em glicose, a famosa "glicemia".

A glicose é o açúcar primário que o nosso corpo utiliza para gerar a energia necessária. Esse processamento do açúcar começa na boca, onde a saliva começa a degradar os alimentos até moléculas mais simples, depois os sucos gástricos do estômago continuam digerindo os carboidratos em moléculas de açúcar menores, essas moléculas se movem para o intestino delgado, onde a maioria é finalmente transformada em glicose, absorvida na nossa corrente sanguínea e transportada por todo o corpo para fornecer energia. O problema está no excesso dessa energia, nessa glicose não aproveitada.

Para continuar lendo, veja a MATÉRIA COMPLETA DO PORTAL BONS FLUIDOS, PARCEIRO DO VIVA SAÚDE.

Último acesso: 06 Mar 2021 - 13:35:37 (1609).