Contraceptivos não são usados mais para evitar gravidez e sim para adiá-la
De acordo com estudo, a busca por métodos contraceptivos pretende adiar o momento certo para ser mãe e não, de fato, evitar que isso aconteça; especialista comenta prática
De acordo com estudo, a busca por métodos contraceptivos pretende adiar o momento certo para ser mãe e não, de fato, evitar que isso aconteça; especialista comenta prática
Pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio revelaram que, atualmente, o uso de contraceptivos tem uma nova função: adiar, e não impedir, a gestação.
De acordo com o levantamento, entre 85% a 90% dos dados analisados as mulheres que fazem o uso do método estão apenas querendo adiar um possível gestação. Enquanto os outros 10 a 15% estão realmente querendo evitá-las, de fato.
Para eles, então, esse resultado revela algo que está sendo chamado de “revolução contraceptiva”. Isso seria um fenômeno desde 1960, com a introdução do DIU e da pílula anticoncepcional. “A revolução é possibilitar às mulheres que elas possam realizar o que querem com a ajuda dos métodos contraceptivos e tenham sucesso em controlar quando e quantos filhos querem ter”, afirma John Casterline, um dos autores do estudo.
Dr. Nilo Frantz, especialista em reprodução humana, afirma que outro método mais efetivo também pode ser utilizado para adiar uma gravidez. “O congelamento de óvulos é uma técnica de preservação dos óvulos, um tratamento para postergar a possibilidade de ter filhos e pode ser feito a partir dos 30 anos”, explica.
O fator principal, então, é o fato de que o óvulo continua “jovem”, diferente de quando se faz o uso de contraceptivos, já que eles continuam a envelhecer junto com a mulher. “A probabilidade de ocorrer a gravidez dos óvulos congelados atualmente são as mesmas que os óvulos frescos”, indica. No entanto, ele destaca: “É importante dizer que a taxa de sucesso de uma gestação relaciona-se diretamente à idade da mulher no momento em que se congelar seus óvulos”.
O doutor, por fim, indica que em todos os casos é necessário o acompanhamento médico, para que todos os procedimentos sejam realizados e o resultado seja sempre o esperado.
Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler.