Covid-19 a longo prazo pode afetar desempenho sexual? Novo estudo explica
Além dos sintomas comuns, como perda de olfato e paladar, fraqueza, desempenho sexual também pode persistir durante covid-19 a longo prazo
Além dos sintomas comuns, como perda de olfato e paladar, fraqueza, desempenho sexual também pode persistir durante covid-19 a longo prazo
Muitos pacientes, meses depois de infectados pela covid-19, relatam que os sintomas persistem a longo prazo. Na maioria dos casos são relatados a perda do olfato e paladar, fraqueza e até mesmo dificuldades de ejaculação e/ou baixa libido. Um novo estudo da Universidade de Birmighan no Reino Unido, portanto, reuniu dados de pacientes e buscou comprovar se a covid-19 longa é realmente é causa do baixo desempenho sexual.
Analisando cerca de 2,5 milhões de casos positivos pelo mundo de janeiro de 2020 a abril de 2021. Assim, perceberam que, na maioria dos casos, os pacientes que relatam cinco principais sintomas persistentes: perda de olfato, queda de cabelo, espirros, dificuldades na ejaculação e redução da libido.
A análise ainda relatou, então, que os pacientes que mais relatam o sintoma foram mulheres jovens, pessoas com comorbidades e pessoas com baixo nível socioeconômico e algumas minorias étnicas.
Apesar disso, os pesquisadores ainda tentam entender a causa desse problema para, especificamente, determinados grupos. Alguns afirmam, no entanto, que a principal causa da condição deve ser a capacidade do vírus atingir diferentes órgãos, de diferentes maneiras.
Os especialistas, por fim, ainda alertam que a vacinação é, atualmente, a melhor solução para esses sintomas. Uma vez que, mesmo que o paciente já tenha sido infectado, os anticorpos do imunizante ajudam o corpo aliviar esses problemas.