O mercado de tecnologias e técnicas para tratar os sinais de envelhecimento da pele não para. Todo ano, avanços são vistos com o objetivo de tratar a pele de maneira mais efetiva ou mais gentil e oferecer ao paciente a melhor versão da sua beleza.
Dentre as inovações mais recentes de técnicas, a hidrodermoabrasão, a coagulação radial intermitente, o ultrassom microfocado digital, o rejuvenescimento por LIOBs e o Deep Plane foram os maiores destaques.
Mas o que são esses nomes ‘estranhos’?
Convidamos especialistas para explicar como funcionam as técnicas!
Especialistas explicam 5 procedimentos de rejuvenescimento da pele
Coagulação radial intermitente: Ponto de coagulação é o que o ultrassom micro e macrofocado gera nos tecidos para rejuvenescer, estimular colágeno ou tratar flacidez e gordura localizada. A novidade fica por conta do Atria, tecnologia que tem um novo formato de entrega, com a coagulação radial intermitente, possibilitando tratamentos mais rápidos de rejuvenescimento facial (rugas, flacidez e até poros), flacidez corporal e gordura localizada, com a máxima eficiência ao promover efeito térmico e muito menos dor. “Nesse tipo de coagulação, a energia do ultrassom é entregue de forma pulsada e não contínua, dessa forma os níveis de dor despencam”, afirma o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Com a melhora da performance, Atria faz tratamentos faciais e corporais mais rápidos, de forma que alguns podem ser feitos em 5 minutos e aqueles feitos em áreas maiores podem ter duração de 20 a 30 minutos.
Rejuvenescimento por LIOBs: Embora o nome seja complicado, esse é um tipo de tecnologia que está disponível no Brasil, por meio dos lasers de picossegundos. “O laser em picossegundos é um tratamento com laser ultrarrápido que permite rejuvenescimento holográfico, sem causar efeito térmico na pele do paciente e, também, sem tirar o paciente das atividades diárias. Ao entrar em contato com a pele em uma velocidade altíssima, o laser causa o que chamamos de LIOBS, uma ruptura óptica induzida pelo laser. E o estímulo ao novo colágeno para o rejuvenescimento é dado por esse microdano, possibilitando que o paciente não sofra com o efeito térmico do aquecimento, comum em outras tecnologias”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da SBD. Segundo o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., o laser de picossegundos Pico Ultra 300 gera as LIOBs, que são vesículas, quase como ‘bolinhas de ar’ dentro da pele, que fazem uma nanosubcisão dentro da pele, o que, por si só, já estimula o colágeno.
Deep Plane: Segundo o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS), o Deep Plane Facelift tem a mais avançada técnica cirúrgica para rejuvenescer o rosto por completo, reposicionando até os músculos da face. “O lifting inicialmente tratava apenas a camada de pele do rosto, esticando-a e retirando seu excesso. Isso promovia resultados muito artificiais e estigmatizados. O Deep Plane se diferencia pela forma com que se trata o SMAS (Sistema Musculo Aponeurótico Superficial), de maneira mais profunda e fazendo um reposicionamento melhor e mais duradouro da anatomia que a idade alterou. A técnica permite um rejuvenescimento muito grande e natural para o rosto, pois trata de forma pontual todas as suas camadas que apresentam envelhecimento”, explica o médico.
Ultrassom microfocado digital: Ideal para conferir efeito lifting, combater rugas, linhas, bolsas e flacidez, o Ultrassom Microfocado Digital possui como grande vantagem o fato de ser capaz de entregar e acumular energia em diferentes camadas da pele de maneira mais segura e precisa, graças à exclusiva tecnologia de Tratamento por Difusão Térmica (TDT), segundo o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). “Com essa tecnologia, o equipamento realiza pontos de coagulação em alta velocidade diretamente no ponto focal, sem dispersar energia, para promover formação e remodelação de fibras de colágeno sem causar danos às camadas superficiais da pele, assim resultando em um tratamento muito mais confortável e eficaz”, afirma.
Hidrodermoabrasão: Rejuvenescimento calmo, beneficiando acima de tudo a saúde da pele para proporcionar um tecido cutâneo extremamente limpo e hidratado: isso é o que promove a tecnologia HydraFacial. “O HydraFacial promove melhora instantânea da qualidade da pele, auxiliando na uniformização do tom e da textura e no aumento da firmeza, viço, maciez e brilho da pele. O procedimento gera um efeito de vórtice que, combinado à tecnologia de sucção a vácuo do equipamento, consegue expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto fornece soluções hidratantes”, finaliza a dermatologista Dra. Mônica Aribi, membro da SBD e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
______
FONTES:
*DR. ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro da American Academy of Dermatology (AAD), Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia. Professor universitário, Dr. Abdo Salomão Jr. ministra aulas nos principais congressos nacionais da especialidade. Além disso, já deu aulas na Austrália, Itália e Coréia do Sul. É uma referência em conhecimento de lasers e tecnologias para fins dermatológicos e estéticos. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior.
*DR. DANIEL CASSIANO: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Cofundador da clínica GRU Saúde, o Dr. Daniel Cassiano é formado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Doutor em medicina translacional também pela UNIFESP. Professor de Dermatologia do curso de medicina da Universidade São Camilo, o Dr. Daniel possui amplo conhecimento científico, atuando nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiátrica. Instagram: @clinicagrusaude
*DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @drapaoladermatologista
*DR. PAOLO RUBEZ: Cirurgião plástico formado pela UNIFESP, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS), Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico tem 7 Observerships com o Dr. Bahman Guyuron em Cirurgias Plásticas Faciais, em Cleveland – EUA.. Instagram: @drpaolorubez