Publicidade

Melhorar a qualidade da pele no outono é possível em 7 passos; veja como

Anote as dicas dos especialistas para renovar completamente sua pele no outono e inverno e mantê-la saudável e hidratada

Melhorar a qualidade da pele no outono é possível em 7 passos
Melhorar a qualidade da pele no outono é possível em 7 passos

Enquanto a temperatura diminui e invariavelmente temos uma maior dificuldade para manter a hidratação da pele, que experimenta um maior desconforto, vale a pena incluir alguns cuidados para manter o bem-estar e beleza da pele nos meses mais frios do ano.

Publicidade

Afinal, o autocuidado e a autoestima também estão diretamente ligados à saúde mental. Mas para realmente acertar nas escolhas, é necessário ir além do skincare tradicional: hábitos, dieta e ajuda médica são altamente necessários. Abaixo, médicos explicam o que você deve fazer para realmente transformar a beleza da sua pele.

Melhorar a qualidade da pele no outono é possível em 7 passos

Cuide da saúde do tecido cutâneo

Nossa pele ‘guarda’ muitos detritos e micropartículas de poluição em sua camada mais profunda e que não saem facilmente com o uso de sabonetes e até esfoliantes. O ideal para limpar sem ressecar é buscar procedimentos de hidrodermoabrasão, que expele e remove facilmente as impurezas da pele enquanto confere hidratação, ao contrário da limpeza de pele, que cutuca, lesiona e faz a pele arder.

+++ Gêmeos idênticos têm o mesmo QI? Veja o que diz estudo

Busque tratamentos médicos

Uma vez que sua pele esteja limpa e saudável, há muita opção nos consultórios para renovar as camadas mais profundas, estimulando colágeno e trazendo mudanças consideráveis para a beleza. Uma das novidades é o Pico Ultra 300, um laser ultrarrápido que trabalha com pulsos em picosegundos, podendo tratar, na mesma sessão, flacidez, rugas, poros, cicatrizes de acne e manchas.

Publicidade

Invista em uma boa alimentação

Muito da qualidade da sua pele tem a ver com aquilo que você come. E a pele responde bem quando a alimentação está balanceada e equilibrada. Segundo a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia, um bom hábito alimentar é fundamental para manter a pele saudável e ajudar a prevenir sinais de envelhecimento cutâneo precoce ou acelerado.

“A pele precisa de um bom aporte de proteínas para manter o tônus e renovar suas estruturas. As fontes alimentares de proteínas como carnes, ovos, laticínios e leguminosas são importantes para fornecer aminoácidos necessários. Porém, a principal proteína que dá estrutura à derme é o colágeno e, muitas vezes, a alimentação não fornece quantidade suficiente dos aminoácidos para a síntese de fibras colágenas e uma suplementação pode ser indicada”, afirma a médica nutróloga.

+++ Tiago Leifert e Daiana Garbin falam sobre tratamento da filha contra câncer

Publicidade

Suplemente se necessário

Segundo a nutricionista Luisa Wolpe Simas, quando o foco é rejuvenescer e estimular o fibroblasto a produzir mais colágeno, elastina e ácido hialurônico (melhorando assim a elasticidade da pele), os suplementos podem ajudar.

“Existem ativos por via oral que ajudam neste processo e servem como substrato para que os tratamentos estéticos realmente funcionem. É o caso do Exsynutriment, o silício de Mônaco, e Glycoxil”, diz a nutricionista.

“Exsynutriment é o silício estabilizado em colágeno marinho. Ele estimula a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico que confere melhorar do tônus da pele e diminuição da flacidez. Já o Glycoxil, uma carcinina, é um antiglicante, ou seja, diminui o processo de glicação (ligação da molécula de açúcar com a de colágeno) nas proteínas da nossa pele. O uso da carcinina diminui flacidez e melhora a elasticidade da pele”, afirma a nutricionista.

Publicidade

+++ Após harmonização facial, a ex-BBB Eslovênia fala sobre inchaço no rosto

Pratique exercícios físicos

O exercício é outro fator importante para retardar o processo de envelhecimento e estimular colágeno. “Durante a atividade física, toda a nossa circulação fica mais solicitada. O sistema arterial (sangue que ‘alimenta’ os músculos em movimento, por exemplo) aumenta seu fluxo, e consequentemente, o aporte de nutrientes e oxigênio para todos os tecidos, inclusive a pele. Isso se reverte na pele deixando-a mais hidratada, corada e mais viçosa”, explica cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita.

“Também temos aumento de antioxidantes endógenos, que combatem os radicais livres, preservando o colágeno; isso leva ao retardamento do envelhecimento, com o efeito anti-aging”, continua a profissional.

Publicidade

Durma bem

Nosso organismo usa o horário de sono para fazer uma espécie de reparo dos danos. Usar produtos noturnos com antioxidantes pode ajudar. “O sono é excelente antioxidante: é como se o cérebro fizesse um detox durante à noite. Além do reparo, ele também ajuda a diminuir a produção de hormônios como o cortisol e diminuir a inflamação”, explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance. “Mas não esqueça de dormir pelo menos 8 horas de sono durante a noite”, completa a médica.

+++ E a saúde? Apenas 1 em cada 3 brasileiros consomem frutas e hortaliças

Module o estresse

O estresse e a ansiedade prejudicam as células da pele e seu processo de renovação. “Isso acontece porque os hormônios liberados encurtam os telômeros – capas protetoras dos cromossomos que têm como função preservar o DNA. A consequência disso é a aceleração do envelhecimento, causando rugas e manchas na pele”, explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance.

“Os telômeros têm como principal função proteger o material genético transportado pelos cromossomos. No entanto, essas estruturas, que funcionam como um relógio da vida celular, vão se tornando mais curtas com o tempo e não são mais capazes de proteger as células, que param de se reproduzir, acelerando assim o processo de envelhecimento da pele, com consequente surgimento de rugas, manchas e flacidez. Estimulá-los com produtos específicos é fundamental”, explica Ludmila Bonelli, cosmiatra, especialista em dermatocosmética.

“Um dos efeitos do estresse psicológico é alteração da flora intestinal, o que acaba aumentando a absorção de substâncias prejudiciais à saúde e aumentando a quantidade de radicais livres. Os radicais livres alteram a estrutura do colágeno causando envelhecimento da pele”, finaliza a médica.

+++ Quais são os melhores procedimentos para retirar a flacidez do pescoço? Confira


FONTES:

*DR. ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro da American Academy of Dermatology (AAD), Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia. Professor universitário, Dr. Abdo Salomão Jr. ministra aulas nos principais congressos nacionais da especialidade. Além disso, já deu aulas na Austrália, Itália e Coréia do Sul. É uma referência em conhecimento de lasers e tecnologias para fins dermatológicos e estéticos. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior.

*DRA. ALINE LAMAITA: Cirurgiã vascular, Dra. Aline Lamaita é membro da diretoria (comissão de marketing) da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, do American College of Phlebology, e do American College of Lifestyle Medicine, a médica é formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2000) e hoje dedica a maior parte do seu tempo à Flebologia (estudo das veias). Curso de Lifestyle Medicine pela Universidade de Harvard (2018). A médica possui título de especialista em Cirurgia Vascular pela Associação Médica Brasileira / Conselho Federal de Medicina. RQE 26557

*DRA. BEATRIZ LASSANCE: Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.

*DRA. MARCELLA GARCEZ: Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo.

*LUISA WOLPE SIMAS: Nutricionista e consultora de nutrição integrada da Biotec Dermocosméticos.

*PATRÍCIA FRANÇA: Farmacêutica e gerente científica da Biotec Dermocosméticos.

*LUDMILA BONELLI: Cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle. Instagram: @ludmilabonelli