Da ansiedade até fibromialgia: 8 males que podem ser reduzidos pela auriculoterapia

Da ansiedade até fibromialgia: 8 males que podem ser reduzidos pela auriculoterapia
Da ansiedade até fibromialgia: 8 males que podem ser reduzidos pela auriculoterapia

No mês em que celebramos o Dia Mundial da Saúde (7 de abril), profissionais da área focam suas atenções na conscientização a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam o bem-estar populacional. Diante disso, a especialista em Acupuntura e professora na área de Auriculoterapia, Dra. Lirane Suliano, explica como essa técnica milenar pode atuar em males recorrentes, como o estresse, a ansiedade, a insônia e a depressão, além das doenças mais graves, como a fibromialgia.

Publicidade

Reconhecida pela OMS desde 1978 e aprovada pelo Ministério da Saúde pela Portaria 971/2006, a auriculoterapia é um recurso terapêutico que não utiliza medicamentos. “A técnica permite tratar doenças sem acrescentar novos medicamentos aos tratamentos alopáticos, o que já representa uma vantagem porque não gera efeitos colaterais que debilitam ainda mais a condição clínica dos pacientes”, explica a especialista.

O ponto de partida para quem deseja manter a saúde em dia e ter mais qualidade de vida está no equilíbrio do sistema imunológico. Segundo a especialista, a técnica age preventivamente no fortalecimento do organismo, por meio do estímulo de pontos no pavilhão auricular que geram o equilíbrio da imunidade.

+++ Xô, acne e melasma: auriculoterapia promove benefícios para a pele

+++ Sequelas da covid-19 podem ser tratadas com a auriculoterapia

Publicidade

AURICULOTERAPIA REFORÇA O SISTEMA IMUNOLÓGICO? ENTENDA!

E é por meio dessa técnica que diversos pacientes encontram alívio para doenças crônicas e emocionais. “A auriculoterapia atua de forma natural na redução do cortisol, equilibra o sistema imunológico, restabelece a qualidade de sono e fortalece o organismo por suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e de relaxamento muscular. Como o estresse ativa o sistema nervoso simpático, a técnica atua acionando o sistema nervoso parassimpático, responsável por interromper os efeitos danosos do estresse ao reduzir a liberação de cortisol. Desta forma, é possível tratar casos de depressão, ansiedade, estresse e insônia, entre outros males”, explica a Dra. Lirane Suliano.

Portanto, além de equilibrar o sistema imunológico e proporcionar uma redução no consumo de medicamentos, a auriculoterapia apresenta resultados efetivos em diversas patologias:

Ansiedade e estresse;

Publicidade

Depressão;

Hipertensão;

Obesidade;

Publicidade

Dor crônica;

Distúrbios do sono;

Constipação; e

Publicidade

Fibromialgia.

Sobre Lirane Suliano:  

Lirane Suliano é cirurgiã-dentista, mestre e doutoura pela UFPR. Especialista em Acupuntura e docente da pós-graduação nas áreas de Auriculoterapia, Eletroacupuntura e Laserpuntura, já ministrou aulas para mais de 5 mil alunos, desde 2010, quando iniciou como docente de acupuntura e auriculoterapia em universidades. Autora do livro “Atlas de Auriculoterapia de A a Z”, obra em sua 5ª Edição, é hoje referência no Brasil no ensino dessa técnica, sendo responsável pela criação da pós-graduação em Auriculoterapia Neurofisiológica, na Universidade Focus, em Cascavel, no Paraná, e por cursos on-line, formando profissionais em todo o país.

Editora Viva Saúde