O vitiligo é uma doença não contagiosa em que ocorre perda da pigmentação natural da pele causada pela redução no número ou função dos melanócitos, células localizadas na epiderme responsáveis pela produção do pigmento cutâneo, conhecido como melanina. A nutricionista Monik Cabral falou sobre os alimentos que devem ser evitados e quais são recomendados para as pessoas que têm a doença.
+++ Vitiligo: entenda no que consiste a condição de Natália Deodato, participante do BBB22
+++ 25 de junho: Dia Mundial do Vitiligo visa conscientizar e minimizar o preconceito sobre a doença
VITILIGO X ALIMENTAÇÃO: O QUE PACIENTES PODEM E O QUE NÃO PODEM COMER?
Segundo a especialista, devem ser evitados os alimentos defumados, gorduras animais como torresmo e as frituras.
A nutricionista também explicou que “devem ser priorizados os vegetais, as fontes de ômega 3 e os probióticos”.
“É importante o consumo de alimentos ricos em fenilalanina. Isto porque este aminoácido é precursor da melanina. A fenilalanina é encontrada em fontes protéicas como ovos, carne de boi, nozes, feijão, frutos do mar, requeijão, leite desnatado e desidratado, amendoim, além de sementes como a de abóbora e de gergelim”, explicou.
De acordo com a especialista, uma atenção especial deve ser dada às fontes de vitamina A, que é responsável por manter saudáveis as camadas externas de tecidos epiteliais.
“Os alimentos fontes de vitamina A são óleo de fígado de peixe, vegetais verdes e amarelos, cenoura, ovo, leite, queijo, iogurtes e margarinas”, disse.
Ainda segundo Monik, estudos mostram que estresse físico, emocional, ansiedade podem agravar a doença, que se manifesta na forma de manchas brancas de tamanhos variados no corpo.
Ver essa foto no Instagram