Tratamento avançado contra câncer é aprovado pela Anvisa
Novo tratamento está voltado para o câncer de mieloma múltiplo; Confira como funciona
Novo tratamento está voltado para o câncer de mieloma múltiplo; Confira como funciona
Para pacientes que sofrem com o tipo de câncer mieloma múltiplo que resiste a tratamentos disponíveis, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta sexta-feira, 01, um novo tratamento contra a doença. Trata-se de uma terapia baseada em células T modificadas, com o intuito de “expressarem receptores de antígenos quiméricos (CAR, do inglês chimeric antigen receptor)”.
Câncer raro, o mieloma múltiplo provoca uma proliferação descontrolada das células plasmáticas – glóbulo branco que produz anticorpos. “Quando essas células se tornam malignas (câncer), elas não protegem mais o corpo de infecções e produzem proteínas anormais que podem causar problemas que afetam os rins, os ossos ou o sistema sanguíneo”, explica a agência.
+++ Casos de câncer crescem ao redor do mundo
+++ Paciente com paralisia completa se comunica por interface computadorizada
O produto de tratamento gênico é o Carvykti, em que consiste na coleta das células T do paciente que serão alteradas para matarem as células cancerígenas. Por isso o tratamento é considerado personalizado. Conforme a Anvisa, “97,9% dos pacientes do estudo responderam positivamente ao tratamento” e “entre os 95 pacientes que responderam positivamente, a duração mediana da resposta foi de 21,8 meses”, tempo que não houve indício do retorno do câncer.
A terapia com Carvykti faz parte do tipo gênico ex vivo, ou seja, introdução do gene-alvo em laboratório e em células específicas. “Posteriormente é formulado um produto com suspensão dessas células modificadas, que serão então administradas ao paciente”, explica a Anvisa.