Douglas Souza, da Seleção Brasileira de Vôlei, se aposenta pela saúde mental
Em meio a rotina de treinos e jogos, o atleta Douglas Souza relatou ter iniciado tratamento para depressão
Em meio a rotina de treinos e jogos, o atleta Douglas Souza relatou ter iniciado tratamento para depressão
Jogando pela Seleção Brasileira de Vôlei desde 2011, Douglas Souza anunciou na última quinta-feira, 25, sua aposentadoria dos jogos com o time. Além do título de campeão olímpico, conquistado em 2016, em Tóquio, o atleta também foi um marco por ser o primeiro declaradamente homossexual da equipe masculina de vôlei. “Para mim sempre foi um orgulho muito grande estar na Seleção. Senti que precisava quebrar barreiras e consegui fazer isso muito bem”, disse em vídeo publicado em seu Instagram.
A discussão sobre saúde mental no atletismo ganhou força após a ginasta norte-americana Simone Biles ter desistido de competição das Olimpíadas 2020 – que ocorreram em 2021 – para preservar seu psicológico. Com uma rotina pesada de treinos e jogos e sem tempo para dar atenção si, família e amigos, Douglas declarou que já em 2016 sua mente e seu corpo começaram a sinalizar uma necessidade de desacelerar.
+++ Atletas sem preparo emocional tendem a apresentar problemas de performance em momentos cruciais
+++ Esporte na infância: veja qual atividade esportiva é mais adequada para cada tipo de criança
Em meio à rotina acelerada, o atleta de 26 anos percebeu que seu psicológico estava começando a ser afetado. “Cheguei a ter que tratar de uma depressão”, declarou. Em seu relato, Douglas falou sobre a importância de dar atenção para a saúde mental, mas a falta de tempo enquanto estava na Seleção não o permitia ter muito espaço para esse cuidado.
Foi então que em 2018 Douglas disse que decidiu com seu empresário que se aposentaria após os Jogos Olímpicos de Tóquio do ano passado. “Pela minha saúde mental, decidi encerrar meu ciclo na Seleção para cuidar de mim, para ficar perto dos meus amigos e da minha família Estou muito feliz com essa decisão”, enfatizou o atleta. Agora, o jogador pretende jogar por clube em São Paulo.