Estudo: música tem efeitos positivos na qualidade de vida
Impactos positivos da música são semelhantes em pessoas que ouvem, cantam ou tocam
Impactos positivos da música são semelhantes em pessoas que ouvem, cantam ou tocam
Tirar momentos do dia para ouvir aquela playlist com as músicas favoritas é um hábito prazeroso para todo mundo. E isso é algo que vai muito além. Segundo um estudo publicado na revista científica Journal of the American Medical Association Network Open, na última terça-feira, 22, pesquisadores destacaram a música como uma grande aliada da qualidade de vida.
Os cientistas fizeram um levantamento sobre outras análises que realizaram a intervenção musical. Dos 26 estudos analisados, dez foram sobre o efeitos da música, oito sobre o canto, sete sobre musicoterapia e um sobre gospel. Seja ouvindo, cantando ou tocando, os impactos positivos no bem-estar e no psicológico foram semelhantes em todos esses contextos.
+++ Ansiedade X WhatsApp: Psicóloga ensina como lidar com a cobrança diária
+++ Banheira de gelo: entenda por que Cauã Reymond entrou em uma
Na análise que englobou 779 pessoas, os pesquisadores destacam que a música está associada a melhoras significativas na qualidade de vida. “Muitos de nós sabemos por experiência própria quão profunda pode ser uma intervenção musical às vezes que incluem cirurgias, problemas de saúde ou episódios de saúde mental”, disse, ao The Guardian, o professor associado e organizador de musicologia na Universidade Nacional Australiana, Kim Cunio, que não se envolveu no estudo.
Conforme os cientistas, é preciso que pesquisas mais aprofundadas sejam feitas para o entendimento sobre as doses essenciais de música para uso clínico e de saúde pública. “A magnitude da associação positiva da música com a qualidade de vida ainda não está clara”, destacaram os pesquisadores, no estudo.