Quantidade saudável de passos por dia varia de acordo com a idade, conforme estudo
O estudo buscou entender a associação da quantidade de passos por dia com o risco de mortalidade
O estudo buscou entender a associação da quantidade de passos por dia com o risco de mortalidade
Que andar ou tirar um tempo para se dedicar apenas a isso é algo benéfico para a saúde todos sabem. Mas, existe uma quantidade fixa de passos que se deve dar por dia? Segundo um estudo publicado na revista científica The Lancet Public Health a resposta para essa pergunta é: depende da idade. Conforme os pesquisadores, o objetivo do estudo publicado no dia 01 de março foi entender a associação da quantidade de passos dados por dia com a taxa de mortalidade provocada por diversos fatores.
A pesquisa foi feita a partir da análise de 15 estudos de 1999 a 2018, com dados de pouco mais de 47 mil pessoas. Enquanto indivíduos com idade acima de 60 anos tiveram o risco de morte diminuído com seis a oito mil passos por dia, aqueles com menos de 60 anos tiveram uma mortalidade reduzida com a realização de oito a dez mil passos diários.
+++ Atletas sem preparo emocional tendem a apresentar problemas de performance em momentos cruciais
+++ ”Meu joelho estala com frequência”: Saiba o que isso pode significar
“Dar mais passos por dia foi associado a um risco progressivamente menor de mortalidade por todas as causas, até um nível que variou de acordo com a idade”, destacaram os pesquisadores, no estudo. Ainda, conforme os cientistas, há um contexto em que “embora dez mil passos por dia sejam amplamente promovidos para trazer benefícios à saúde, há poucas evidências para apoiar essa recomendação”.
Segundo a epidemiologista da atividade física e principal autora do estudo, Amanda Paluch, foi observado uma redução no risco de morte conforme o aumento das etapas, até uma estabilização. “O nivelamento ocorreu em diferentes valores de passo para adultos mais velhos e mais jovens”, destacou, em comunicado.