Equilíbrio entre o corpo e a mente: entenda a relação entre 9 emoções e a saúde dos órgãos

A especialista em saúde integrativa Daniele Bittencourt falou sobre a relação de equilíbrio que devemos ter entre as emoções e a saúde dos órgãos

Equilíbrio entre o corpo e a mente: entenda a relação entre 9 emoções e a saúde dos órgãos – Foto: Pixabay

Você já ouviu falar que o emocional é a chave para cuidar da saúde? Segundo a antiga medicina grega e a medicina tradicional chinesa, assim como em outros sistemas médicos, os órgãos internos são considerados sedes das emoções e seriam influenciados por estas.

Publicidade

“Isso é reflexo do aumento dos níveis de hormônios ruins para o funcionamento do corpo. Não é à toa que a prática de exercícios físicos são fundamentais para a manutenção do corpo, inclusive, na liberação e produção dos hormônios bons. Para que haja um equilíbrio, busque atividades que te deem prazer”, diz Daniele Bittencourt, especialista em saúde integrativa da clínica que leva seu nome no Rio de Janeiro.

+++ Deficiência de vitamina D está associada a doenças cardiovasculares, aponta estudo

As sete emoções básicas relacionadas às funções orgânicas são o medo, raiva, alegria, pensamento obsessivo, tristeza, preocupação e choque (pavor). Cada emoção atinge um órgão interno pertinente, entretanto tudo irá convergir no coração. Conheça 9 emoções e como elas podem atingir a saúde dos seus órgãos.

Relação entre 9 emoções e a saúde dos órgãos

Publicidade

1. Terror, medo e choque são as emoções mais perigosas para os rins.

2. A raiva é uma emoção associada ao ressentimento, à frustração e à irritabilidade. E afeta diretamente o fígado e a vesícula biliar. A raiva pode causar pressão alta e tonturas.

3. A preocupação excessiva causada pela ansiedade afeta principalmente os pulmões e o intestino grosso. O que pode causar falta de ar, colite, úlceras e inflamação do intestino grosso. A preocupação está associada ao estômago. A ansiedade também está ligada ao baço.

Publicidade

Para conferir as outras seis relações, CLIQUE AQUI e acesse a matéria completa no site da revista BONS FLUIDOS, parceira da VIVA SAÚDE.