Estudo da Fiocruz: selênio pode ajudar no tratamento de cardiopatia, provocada por doença de Chagas
O estudo da Fiocruz observou melhora em alguns estágios de problemas cardíacos, causados pela doença de Chagas, com o uso de suplemento de selênio
O estudo da Fiocruz observou melhora em alguns estágios de problemas cardíacos, causados pela doença de Chagas, com o uso de suplemento de selênio
Causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, a doença de Chagas é capaz de gerar problemas de saúde mesmo após a sua fase aguda, se não houver o tratamento adequado. Dentre as complicações, estão as cardíacas. De acordo com o Ministério da Saúde, estudos apontam que 1 a 2,4% da população possui a doença, o equivalente a 1,9 a 4,6 milhões de pessoas, e está entre as quatro doenças que mais causam mortes por parasitas.
Com esse quadro, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizou uma pesquisa sobre o efeito do suplemento de selênio – que possui ações antioxidantes – no tratamento de problemas cardíacos causados pela doença de Chagas. No estudo, publicado na EClinicalMedicine, foram analisados 66 pacientes com cardiopatia no estágio B (grau leve a moderado) e B2 (moderado).
Na pesquisa da Fiocruz, os participantes foram divididos entre um grupo que recebeu suplementação de selênio e outro que recebeu cápsulas com placebo. No final, foi observado o seguinte resultado: enquanto aqueles que foram tratados com placebo mantiveram o mesmo estado de saúde ou, até mesmo, tiveram uma piora do quadro, os voluntários que receberam selênio tiveram uma melhora no problema cardíaco, até mesmo naqueles no estágio moderado.
+++ Imagem de tomografia mostra diferença entre pulmões de vacinados e não vacinados contra Covid-19
“O resultado mais relevante foi observado entre os pacientes com cardiopatia de estágio B2, que apresentavam inicialmente perda moderada da força de contração do coração”, disse os pesquisadores da Fiocruz. Ainda, durante a pesquisa com selênio, não foram constatadas reações adversas nesses estágios, demonstrando sua segurança.
“Este foi o primeiro ensaio clínico randomizado que testou o uso do selênio para prevenir a piora da função contrátil do coração na cardiopatia chagásica. O ensaio mostrou que existe um subgrupo de pacientes em que o tratamento foi benéfico, o que nos animou muito e gerou perguntas para novas pesquisas”, disse, em comunicado, um dos autores do estudo e pesquisador do Laboratório de Pesquisa Clínica em Doença de Chagas do INI/Fiocruz, Marcelo Holanda.
Os pesquisadores destacam que mais estudos sobre a dose de selênio devem ser realizados, até mesmo para outros estágios da doença, quando se trata de problemas cardíacos.
+++ Babá robô? Cientistas desenvolvem sistema que cuida de feto em útero artificial
Além de problemas no coração, a infecção pelo protozoário Trypanosoma cruzi pode provocar doenças digestivas. Mas, em sua fase aguda, a doença de Chagas causa os seguintes sintomas, conforme o Ministério da Saúde: