Especialista alerta para riscos de novo desafio que está bombando no Tiktok

Tiktokers estão passando mal depois de comer mel ou caramelo congelados

Entenda por que novo desafio do Tiktok é prejudicial à saúde – Reprodução/ Tiktok/ daveyrz

Hora ou outra novas tendências e desafios malucos surgem nas redes sociais e bombam entre jovens. Este é o caso de um novo desafio em vídeo que já foi reproduzido milhares de vezes e está sendo imitado no Tiktok, mas que pode provocar complicações à saúde. 

Publicidade

Comer mel congelado é a nova tendência entre jovens na plataforma de vídeos curtos. Em alguns casos, os tiktokers dispensam o mel e preparam uma solução com refrigerante ou outras bebidas açucaradas. Para realizar o desafio, a bebida é fervida até evaporar o líquido e sobrar apenas uma pasta, eles acrescentam mais açúcar, congelam e comem o líquido denso e gelatinoso. 

+++ MITO ou VERDADE sobre flacidez no rosto e no corpo: especialistas desmistificam 16 teorias sobre o problema e explicam como minimizá-lo

Alguns jovens que realizaram o desafio relatam ter sentido mal-estar depois de ingerir a “pasta”. As principais reclamações envolvem dores no estômago, vômitos e diarreias. A fim de entender os riscos do novo desafio, a Viva Saúde conversou com a nutricionista clínica e esportiva Renata Pigliasco Branco, que explicou os principais efeitos colaterais da prática. 

Ela esclareceu que o mel não é inimigo da alimentação, no entanto, embora seja uma substância natural, ele não deve ser consumido em excesso: “O mel é fonte de vitaminas e minerais, flavonoides e ácidos fenólicos, mas não é que pelo fato de ter esses nutrientes que devemos ingerir à vontade”.

Publicidade

+++ Seu filho tem ”medo” da comida? Entenda como lidar com a neofobia alimentar infantil

“Devemos considerá-lo como um açúcar e deve ter quantidade certa para ser ingerido. Em excesso, pode trazer malefícios como risco de diabetes, aumento de triglicerídeos, aumento do risco cardiovascular e aumento de peso. E se aquecido, perde todo seu potencial nutritivo”, explicou a profissional. 

Publicidade