Guerra aos filtros nas fotos: 5 dicas para valorizar sua beleza real e postar fotos sem edições

No Reino Unido, os influenciadores das redes sociais não podem mais usar filtros “enganosos” em anúncios de beleza e, o fato instigou mais pessoas a postarem suas fotos reais

Guerra aos filtros nas fotos: 5 dicas para valorizar sua beleza real e postar fotos sem edições – Freepik

Agora, no Reino Unido, os influenciadores das redes sociais não podem mais usar filtros “enganosos” em anúncios de beleza, sabia?

Publicidade

Segundo a Advertising Standards Authority (ASA), instagramers, youtubers e blogueiros até podem usar filtros, contanto que não exagerem o efeito de um cosmético ou de cuidados com a pele vendido na plataforma, criando imagens de pele perfeitas e irrealistas!

Quem não cumprir a determinação, será removido e proibido de aparecer nas plataformas novamente. “É realmente muito importante que a mídia social e a indústria da beleza colaborem para que não sejam disseminadas ‘imagens distorcidas’ de uma ‘beleza irreal’, que muitas vezes, podem afetar a autoestima de seus seguidores”, afirmou a dermatologista Paola Pomerantzeff.

E, muitos usuários viram na iniciativa uma oportunidade de aposentar de vez os filtros de beleza do Instagram e valorizar mais a beleza real. Assim, consultamos especialistas para elaborar um verdadeiro manual de cinco dicas do que fazer para ficar ainda mais bela e abandonar os filtros de edição:

+++ VEJA TAMBÉM: ‘Skincare natural’: Abóbora, batata doce e frutas cítricas são capazes de melhorar a saúde e a beleza da pele
+++ VEJA TAMBÉM: Máscara de carvão ativado limpa profundamente a pele e controla a oleosidade; saiba como fazer

Publicidade

Potencialize sua rotina skincare

Para desistir de vez da maquiagem, você deve começar com o básico, que inclui limpeza, hidratação e fotoproteção, mas você pode ir além disso e usar também antioxidantes e peptídeos estimuladores de colágeno.

“Isso por que o uso dos antioxidantes antes da exposição solar prepara as células para reparar os danos causados pelo sol, evitando danos ao DNA. Fotoprotetores que têm na sua composição antioxidantes, com vitaminas (C e E), acabam fazendo com que aquele dano oxidativo causado pela radiação ultravioleta seja em parte revertido, potencializando a ação de defesa imunológica e de reparo da minha pele, quando só o fotoprotetor não consegue sozinho proteger adequadamente a pele”, destacou a Dra. Claudia Marçal.

Publicidade

“Já os peptídeos pró-colagênicos são dipeptídeos de carnosina que possuem alta ação antioxidante, sendo capazes de estimular a produção de colágeno, com efeito preenchedor, deixando a pele mais firme, com menos rugas e marcas de expressão, além de possuir ação antiglicante (reduzindo os efeitos do açúcar no envelhecimento da pele)”, afirmou o farmacêutico Maurizio Pupo.

Invista na speed cosmética

Existe uma série de produtos que são realmente eficazes para dar um “up” e conferirem efeito imediato, suavizando marcas de expressão.

Publicidade

“Os cosméticos preenchedores agem na redução da aparência da idade estrutural da pele, estimulando a manutenção dos compartimentos de gordura, responsáveis pela sustentação da pele da face, e promovendo efeito tensor e lifting imediato para tratamento das rugas dinâmicas e estáticas”, destacou a Dra. Claudia.

Realize uma massagem facial diariamente

Podendo ser realizada na face, colo e pescoço, a automassagem é uma ótima maneira de amenizar a aparência de rugas e linhas de expressão, melhorar o tônus muscular e conferir hidratação à pele.

Publicidade

“Isso porque a massagem facial proporciona uma melhora da circulação sanguínea, o que contribui para uma oxigenação eficiente e faz com que as células da pele sejam nutridas adequadamente”, explicou a angiologista Dra. Aline Lamaita.

“Com efeito no rejuvenescimento facial, conservando naturalmente a beleza cutânea, a automassagem pode ser realizada com o auxílio um sérum ou creme do tratamento, que devem ser aplicados com deslizamento longo por toda a região do rosto, pescoço e colo, até total absorção do produto. Dê preferência a produtos com bases biocompatíveis formulados com ativos antiglicantes, antiflacidez e aminoácidos para ajudar os fibroblastos a produzirem novas fibras de colágeno e elastina”, aconselhou Isabel Piatti, consultora executiva em estética.

Outra dica é, antes de aplicar o sérum ou creme para massagem, esfolie sua pele com produtos que contenham ingredientes naturais!

Não esqueça do fotoprotetor

De nada adianta investir em cosméticos antienvelhecimento e esquecer da fotoproteção diária, afinal, o sol é um dos maiores causadores de rugas, manchas e problemas de pele. 

“O fotoprotetor é o creme antienvelhecimento mais importante, pois preserva as estruturas da pele por meio da proteção contra os danos cumulativos da radiação ultravioleta. O ideal é que o produto contenha, no mínimo, FPS 30, proteção de amplo espectro (UVA/UVB/Infrared) e resistência à água, devendo ser reaplicado a cada duas horas”, explicou o Dr. Daniel Cassiano.

Consulte um especialista

“Há muita curiosidade – e convenhamos, desinformação – sobre os melhores tratamentos em consultório para a redução de rugas”, disse a Dra. Roberta Padovan. “Consultar um médico é a melhor forma para determinar o que é melhor para você”, acrescentou ela. 

Isso por que também existem tratamentos em consultório para melhorar a textura da pele, além de cápsulas com substâncias que atuam de dentro para fora, promovendo lifting, hidratando e ajudando a reorganizar as fibras de colágeno!