Deprimido e desempregado? Terapia pode ajudar pessoas a voltar ao mercado

Mudanças nos “estilos cognitivos negativos” são importantes para indivíduos conseguirem empregos, principalmente em contexto pandêmico

Deprimido e desempregado? Terapia pode ajudar pessoas a voltar ao mercado – Pexels

Uma pesquisa da USP (Universidade de São Paulo) em onze países colocou o Brasil como líder em casos de depressão durante a pandemia. Um dos motivos é o desemprego, que, desde o ano passado, vem afetando a saúde mental de cada vez mais brasileiros.

Publicidade

Agora, cientistas norte-americanos descobriram que um tipo de terapia vem ajudando pessoas não apenas a superar os transtornos, como também as tem colocado de volta no mercado de trabalho.

A descoberta, publicada no jornal científico Cognitive Behaviour Therapy, veio depois que 41% dos desempregados ou subempregados que passavam por um experimento baseado em TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental) encontraram um trabalho, ou melhoraram a sua posição, depois de cerca de quatro meses de tratamento.

+++ VEJA TAMBÉM: Venda de remédios sem eficácia comprovada contra a Covid dispara no Brasil
+++ VEJA TAMBÉM: Segundo especialista da OMS é necessário dar atenção à “Covid longa”

PONTO DE VISTA

Publicidade

E, de acordo com os pesquisadores, a mudança no curso profissional dos participantes teria acontecido por influência da terapia em dois aspectos. Primeiro, no “estilo cognitivo negativo”, que são as explicações que os indivíduos atribuem aos eventos negativos da vida. Isso inclui pontos de vista como os de que os eventos negativos são duradouros ou impactarão vários aspectos da vida, também chamado de distorção negativa da realidade.

Mas, embora pessoas com depressão sejam impactadas em seu desempenho profissional, os autores afirmam que apenas combater esses sintomas não significa que o paciente irá melhorar a sua situação no trabalho. Por outro lado, as mudanças nos “estilos cognitivos negativos” tiveram grande importância na realocação dessas pessoas no mercado.

Além disso, nos casos de pessoas com problemas no trabalho — ou desempregadas –, o tratamento da negatividade as ajuda a “destravarem”, e a tomar atitudes realistas para solucionar os seus problemas, sendo uma boa opção para quem está passando por esse problema. 

Publicidade