A automassagem é um momento para você se conectar consigo mesmo; Veja seus benefícios e como fazer
A maior parte das técnicas exige somente as suas mãos e objetos que você provavelmente tem em casa
A maior parte das técnicas exige somente as suas mãos e objetos que você provavelmente tem em casa
Você sabia que a automassagem é uma maneira simples, rápida e prática de se livrar de dores indesejáveis e relaxar no conforto de casa?
E, ainda o melhor de tudo: não custa nada! Além de aliviar a tensão muscular, a automassagem é uma ferramenta de autocuidado e pode proporcionar os mesmos benefícios para a saúde que uma massagem tradicional.
Desfrutar de uma sessão profissional é incrível, mas nem sempre temos tempo e recursos para visitar um massagista. Nos auto massagear pode ajudar muito quando surgir de repente aquela dorzinha chata nas costas, um inchaço na barriga e até mesmo uma enxaqueca. Cabeça, pescoço, ombros, abdômen, cervical, pés e tornozelo são algumas áreas que você poderá trabalhar na hora desse autocuidado.
Além disso, a maior parte das técnicas exige somente as suas mãos e objetos que você provavelmente tem em casa. Mas lembre-se de incluir óleos essenciais e óleos vegetais nas suas sessões. Eles têm um cheirinho delicioso, ajudam a relaxar, facilitam o deslizamento das mãos pelo corpo e possuem diversos benefícios terapêuticos. Confira mais sobre:
Benefícios da automassagem
A automassagem é, acima de tudo, um momento para você se conectar consigo mesmo e com o seu corpo. Por isso, é uma ferramenta poderosa de autoconhecimento e mergulho interior. Ela ainda contribui para aliviar uma série de problemas, como:
Automassagem nos pés
Sente-se em uma cadeira confortável com os pés descalços ou com meias. Posicione a bola de tênis sob seu pé. Role-a para a frente e para trás, do calcanhar aos dedos do pé, usando uma pressão moderada.
Se você encontrar uma área dolorida ou sensível, remova o nó rolando a bola em pequenos círculos. Faça este exercício em ambos os pés. Para adicionar mais pressão, tente realizar esta técnica em pé.
Automassagem cervical, na nuca e no pescoço
Posicione o braço direito na frente do peito e deixe a mão na nuca. Em seguida, incline a cabeça em direção ao ombro oposto e deslize os dedos pela linha imaginária entre a base da cabeça e o ombro. Repita os movimentos várias vezes e faça o mesmo exercício com o braço esquerdo.
Agora, coloque os pulsos na base do pescoço e coloque os dedos em ambos os lados da coluna. Massageie os músculos com a palma das mãos, puxe para cima e pressione com os dedos. Repita no pescoço e nos ombros.
“Pince” os dedos suavemente em volta da nuca e, em seguida, alongue os músculos da área, enquanto aplica pressão com as palmas das mãos e os dedos. Repita. Finalmente, pressione para baixo da base da cabeça até o fim do pescoço.
Automassagem nos ombros
Posicione os dedos da mão direita sobre o ombro direito (o trapézio superior ficará embaixo da palma). Contraia o trapézio superior três vezes e, em seguida, role os dedos sobre o músculo, começando de fora e indo em direção à base do pescoço. Repita o processo no lado esquerdo.
Automassagem na região lombar
Posicione uma bola de massagem, ou uma bolinha de tênis, entre a parte inferior das costas e uma parede. Mova seu corpo para cima e para baixo ou de um lado para o outro para encontrar áreas de tensão. Aplique uma pressão mais forte nos pontos sensíveis para ajudar a liberar a tensão.
Automassagem na barriga
Deite-se de costas, com a barriga exposta. Sobreponha as mãos na parte inferior da barriga e segure-as na posição, enquanto se concentra em respirar. Aqueça as mãos, esfregando-as uma na outra por cerca de trinta segundos. Aplique um óleo vegetal ou essencial na barriga.
Use a palma da mão para massagear toda a região, em sentido horário, várias vezes. Em seguida, massageie a linha central do abdômen, começando abaixo do esterno e terminando no osso púbico. Massageie o lado esquerdo e, depois, o lado direito do abdômen.
Em seguida, pressione os dedos firmemente no umbigo. Continue massageando com leve pressão e faça um movimento circular para fora, a partir do umbigo, no sentido horário. Faça isso por até 20 minutos. A técnica ajuda a aliviar dores na região abdominal e pode contribuir para reduzir inchaço e gordura localizada na barriga.