Publicidade

Skin care para iniciantes: especialista explica tudo o que você precisa saber para começar a cuidar da pele

Disciplina é necessário para uma obter uma pele sempre saudável; confira

Skin care para iniciantes: especialista explica tudo o que você precisa saber – Freepik

A última moda tem sido falar sobre as rotinas de cuidado com a pele, ou para os mais íntimos, rotinas de skincare. O que é ótimo, afinal, criar esse “ritual” diário, além de ser importante para a saúde da pele, também é uma forma de autocuidado.

Publicidade

Profissionais do ramo da beleza reforçam constantemente aos seus seguidores das redes sociais a necessidade de se dar atenção a essa questão e influenciadoras digitais sempre mostram resultados bacanas que obtêm com os cuidados.

Mas o que é, de fato, o skincare? Para quê ele serve? Quais produtos podem ser usados?

Se você pretende dar mais atenção para a sua pele e não sabe muito bem por onde começar, não entende sobre o assunto ou em quais produtos investir, a gente te ajuda!

Conversamos com com a esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira e com a dermatologista Geisa Costa para esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse assunto! Confira:

Publicidade

+++ VEJA TAMBÉM: Soro fisiológico todos os dias? Sim! Além de beneficiar a saúde, ainda tem função hidratante para pele e cabelo; Entenda!

+++ VEJA TAMBÉM: Diga adeus à celulite! Veja 7 dicas para eliminar esses “furinhos” que podem te incomodar

Qual a importância do skin care?

Publicidade

O skin care vai fazer você evitar manchas, rugas, flacidez, linhas finas e outros problemas de pele, que levam ao envelhecimento de forma saudável e, com uma pele luminosa. “Você tem que cuidar da pele diariamente, hidratar bem, pois tudo isso vai fazer diferença no futuro. Vejo pessoas com rugas que acontecem por falta de hidratação. Uma pele ressecada fica marcada.” disse Roseli. 

Quais os produtos básicos para quem quer começar a cuidar da pele e como usá-los?

A especialista explicou que uma loção de limpeza, para usar de manhã e antes de dormir está entre os básicos. Após esse passo, uma loção hidratante para tonificação e equilibrar o PH. Depois um fluído facial hidratante para repor a umidade. As máscaras também podem ser usadas para cada tipo de problema: fortalecer a pele antes de tomar sol, estimular o colágeno e clarear, por exemplo.

Publicidade

Quais as principais dicas para uma pele sempre saudável?

Com disciplina, limpeza, hidratação e correção (máscaras), mas sempre de acordo com as necessidades da sua pele. “Acho importante ainda trabalhar o sensorial da pele e fazer massagem facial. Além da ginástica facial. As pessoas malham o corpo, mas precisam malhar o rosto também. Com a ginástica, você reacomoda os músculos, minimiza aquela expressão caída, minimiza rugas e linhas finas.” explicou a esteticista. 

 

Publicidade

Qual a diferença dos cuidados em cada idade?

“Na verdade, é o tipo de ativo que você usa. Quando mais jovem, invista em uma hidratação leve. De média para a melhor idade, podemos adicionar ativos e ácidos que podem provocar mais rejuvenescimento e renovação celular da pele”, explicou Geisa.

 

O que evitar de fazer com a pele?

Nada de espremer cravos e espinhas, não tomar sol sem fotoprotetor, não deixar a pele ficar queimada, não usar receitas do amigo ou da amiga sem saber se vai fazer bem para sua pele ou não. “Não confie o seu rosto ou a sua pele a profissionais não habilitados para procedimentos minimamente invasivos e procedimentos de estética, saiba com quem você está se tratando.” disse a dermatologista.

 


Geisa Costa, médica especialista em dermatologia, membro da Sociedade Latino Americana de Dermatologia Pediátrica e da Sociedade Brasileira de Laser.

Roseli Siqueira, esteticista e cosmetóloga, trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. Tem entre suas clientes, as apresentadoras Xuxa, Isabella Fiorentino,  as atrizes Guilhermina Guinle e Zezé Polessa, as cantoras Fafá de Belém e Ivete Sangalo, as modelos Izabel Goulart e Raica Oliveira, entre outras.