Publicidade

Exercício físico e máscara: Como usar o acessório sem prejudicar a sua saúde?

O uso das máscaras em atividades esportivas ainda é polêmico, já que muitos se queixam da perda do rendimento. Será que é possível conciliar os dois?

Máscara na atividade física – Gustavo Fring

As máscaras de rosto já estão se tornano um acessório comum no nosso dia-a-dia, virando até moda. Algumas com estampas, listras ou até no “pretinho básico”, a máscara está sempre lá.

Publicidade

Porém, elas ainda são uma verdadeira polêmica quando se fala de esporte. Isso porque este acessório, que retrata o ano de 2020, é objeto de queixa dos esportistas, que reclamam desde o incômodo com o peso até de falta de ar ao usar a máscara durante as atividades.

Mas será que tem solução esse problema? Claro que sim!

+++LEIA MAIS: Hora de meditar! Veja 3 posturas de Yoga que ajudam contra a ansiedade e o estresse

Uma das dicas é, caso você tenha uma melhor condição financeira, procurar máscaras que já foram desenhadas para serem usadas, em especifico, em atividades esportivas, alinhando conforto e a respirabilidade, ou seja, facilidade de respirar.

Publicidade

São várias marcas que já produzem essa variação do acessório, com os preços variando conforme a fabircante, então vale dar uma olhada.

Mas para quem não tem tanta grana sobrando para tal investimento, é se atentar em dois fatores: Na máscara e nos tipos de exercícios.

Isso porque as máscaras convencionais, sejam elas descartáveis ou de pano, não foram feitas para a serem usadas enquanto nos exercitamos, então, um dos fatores para escolher qual usar na hora do treino é se você consegue ter um bom movimento da boca e do nariz, para que o ar flue com mais facilidade.

Publicidade

Outro jeito de conciliar a máscara e o esporte é diminuir a intensidade ou a frequência de treinos que necessitem de maior oxigenixação, como por exemplo uma corrida ou qualquer outro tipo de aeróbico.

POR OUTRO LADO…

Especialistas de educação física falaram que também, para os atletas que estão em uma melhor condição física, o uso da máscara não é de todo mal, já que pode implicar em uma maior resistência do corpo.

Publicidade

Mas como assim? Com a máscara, o fluxo de oxigênio diminui, ou seja, o corpo precisa fazer mais com menos e, assim que for liberado a prática sem a máscara, seu corpo já estará acostumado a fazer o que fazia antes, mas com muito menos ar do que consumia antes.

Assim, seu corpo rende mais e a sua resistência ao cansaço pode aumentar consideravelmente! Mas lembre-se de sempre conhecer e ter ciência do seu limite!

 

Publicidade