Publicidade

Veja cinco cuidados para se ter com o paciente acamado

Entenda as principais precauções que precisa ter para cuidar de quem está nessa fase difícil

Veja cinco cuidados para se ter com o paciente acamado – Pixabay

Muitas condições de saúde podem exigir que uma pessoa permaneça na cama o tempo todo.

Publicidade

Um paciente acamado precisa de cuidados específicos para ter mais qualidade de vida. “Os cuidadores devem antecipar-se aos riscos e atentar-se à prevenção de atrofias em cada um de seus sistemas”, conta Paulo Camiz, professor e geriatra.

VEJA OS CINCO CUIDADOS PARA UM PACIENTE ACAMADO

ACERTE O LENÇOL
Além de proporcionar conforto para o paciente acamado, a roupa de cama também deve estar sempre limpa, seca (a umidade pode gerar lesão) e esticada (para evitar áreas depressão). Isso diminui as chances de infecções.

ESCOLHA A CAMA
O cuidado com a cama é imprescindível. Ela deve ser regulável na altura adequada ao cuidador, para facilitar o seu trabalho e evitar lesões. Deve ser larga para uma movimentação sem riscos para o paciente. A espuma do colchão deve ter o formato de ‘caixa de ovos’, para evitar úlceras. Alguns modelos, por exemplo, têm encosto regulável, o que facilita a movimentação do paciente.

Publicidade

TRATE FERIDAS E LESÕES POR PRESSÃO
Conhecidas como escaras, as lesões por pressão são uma das maiores preocupações com esses pacientes. Os ferimentos têm aspecto de um tecido morto, duro e escuro. O geriatra Homero Leite, do Hospital Adventista Silvestre (RJ), lista algumas das formas de como preveni-las: “Boa nutrição, movimentação, hidratação interna e externa, não aplicar contenção física e manter lençóis esticados”. Há diversas técnicas indicadas para os diferentes estágios dessas lesões.

MANTENHA A HIGIENE
Sem os cuidados necessários, o paciente pode desenvolver assadura, dermatite e micose. O cuidador deve trocar o paciente imediatamente após a evacuação e ao urinar. Deve ter cuidado para não causar ferimentos na pele ou deslocar membros. Fique de olho em sinais de queda de pressão.

SENTE O PACIENTE DEVAGAR
Para sentar o paciente, é preciso prestar atenção se não há tontura por queda da pressão e deve-se também alternar a posição para evitar as lesões por pressão.

Publicidade

*Por: Larissa Maruyama / Adaptação: Isis Fonseca e Marcello Sapio*