Conheça a Inulina: A fibra milagrosa que é a melhor amiga de todos os diabéticos
Esse nutriente, que ainda é pouco conhecido pelo brasileiro, está presente em diversos alimentos comuns do dia-a-dia e pode ajudar (e muito) quem sofre com a diabetes
Esse nutriente, que ainda é pouco conhecido pelo brasileiro, está presente em diversos alimentos comuns do dia-a-dia e pode ajudar (e muito) quem sofre com a diabetes
Você já ouviu falar da Inulina? Então, essa fibra, que não é tão falada, pode ser uma importante ajuda para quem sofre com dibetes.
Esse nutriente, que pormete ser um dos melhores amigos para quem tem essa condição, está presente em alimentos mais usuais do dia-a-dia do brasileiro, como no chá-verde, na cebola, no alho, na banana, no tomate, na cevada, na aveia e no trigo. Ou seja, um chá é uma boa pedida!
Apesar dela estar em todos estes alimentos citados, a sua principal fonte é batata yácon, que vem ganhando fama nos últimos anos.
Outra fonte comum de inulina é a raiz da chicória, que pode ser consumida por diabéticos como substituto do açúcar por conter de 1 a 2 kcal/g.
“Trata-se de uma fibra que age no intestino grosso, ajustando a flora intestinal e estimulando o corpo a eliminar toxinas”, explica a nutricionista Lívia Yumi Yokomizo.
A inulina também ajuda em processos digestivos. “Por ser uma fibra insolúvel, quando digerida, a inulina produz ácidos graxos com ação de saciedade para o indivíduo. Com isso, ela ajuda a queimar gorduras e a saciar a fome ao mesmo tempo”, conta a nutricionista Daniela Jobst.
*Por: Ivonete Lucírio, Marcela Carlini, Caroline Randmer, Fernanda Emmerick, Michelle Freire, Carla Gasparetto e Murilo Toretta / Adaptação: Isis Fonseca e Marcello Sapio*