Entenda como a lichia pode ser uma importante aliada da sua dieta

Além de ter um baixo teor calórico, a lichia também é rica em vitamina C, entre outros tantos benefícios

A Lichia é uma das frutas que auxilia no emagrecimento; Entenda o motivo – Pixabay

A lichia é um fruto que está caindo de vez no gosto do público brasileiro. Comum na Ásia, e também em algumas regiões da África e da América do Norte, a fruta tem aparecido com mais frequência nas mesas de natal dos brasileiros, principalmente.

Publicidade

Como toda fruta, a lichia também tem vários benefícios para a saúde, mas vem conquistando seu lugar de destaque nas dietas por conta de ser uma importante aliada na redução da gordura corporal e também em outros fatores, como a imunidade e a cicatrização.

VEJA OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA LICHIA:

LICHIA DESIDRATADA TEM OS MESMOS NUTRIENTES?

Em 100g de lichia encontram-se até 49 mg de vitamina C,o que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, além de funcionar como um antioxidante natural.

Publicidade

Possui, também, considerável quantidade de cobre, importante nutriente para o processo de cicatrização (são 22% da ingestão diária recomendada). A versão desidratada da fruta apresenta concentração três vezes maior de cobre. Porém, depois do processo de desidratação, a quantidade de vitamina C cai em cerca de 75%. Com isso, o consumo da fruta desidratada ou não vai da sua prioridade. Na dúvida, consulte um profissional.

AJUDA NO EMAGREACIMENTO

Apesar de rica em carboidratos, a lichia tem baixa carga glicêmica. Ou seja, baixa capacidade de fazer o organismo liberar insulina, hormônio que, quando produzido em excesso, favorece o aumento de gordura abdominal”, explica Kelly Araújo, nutricionista. Por sua vez, a gordura abdominal aumenta o risco de se desenvolverem doenças cardíacas. Então, consuma sem essa preocupação, pois, além de não promover a alta produção de insulina, a polpa do fruto contém cianidina, um elemento capaz de “secar a barriga”.

Publicidade

AJUDA NO FUNCIONAMENTO DO SISTEMA RENAL

ATENÇÃO: Pela alta concentração de potássio, a fruta deve ser consumida com cuidado por pessoas que apresentam disfunções renais.

Nesses indivíduos, a ingestão em excesso do nutriente pode causar arritmia cardíaca. Já para quem está livre do problema, é ótimo! O mineral colabora no controle da retenção de líquidos e também na parte de pressão arterial.

Publicidade

CUIDADOS NA HORA DO CONSUMO

A safra de lichia acontece entre novembro e março. Por isso, o acesso a fruta acaba sendo mais difícil em algumas partes do ano.

Além do mais, por indicação profissional, você deve diversificar nas frutas entre três e cinco porções de qualidades distintas diariamente. “Consumir uma porção de 100 g (uma xícara) de lichia seria uma boa recomendação”, diz Kelly Araújo.

Publicidade

Os nutrientes podem ser mais aproveitados se a lichia for consumida In natura e também próxima a sua data de colheita. “Quando se fizer o suco, procure beber logo após o preparo e, de preferência, sem coar para não se perderem as fibras”, recomendou a nutricionista.

CHÁ DE LICHIA? BOA IDEIA!

Amplamente consumido na China acredita-se que o chá da casca de lichia tem uma série de benefícios: combate a diarréia e a desidratação.

Ele ainda alivia tosses e dores de garganta provocadas por lesões nos nervos. “No entanto, nenhuma dessas propriedades foi estudada ou comprovada cientificamente”, alerta a nutricionista.

Mas uma coisa é certa: as antocianinas (que dão a cor vermelha para a casca) são seus principais polifenóis, indicados como importantes antioxidantes, assim sendo um importante aliado contra doenças cardiovasculares, cânceres, inflamações e alergias.