De acordo com um estudo publicado pelo periódico JAMA Otolaryngology-Head & Neck Surgery no dia 8 de abril, a sinusite crônica pode desencadear mudanças na atividade cerebral, além dos desconfortos que o problema causa, como dor de cabeça e tosse, sabia?
O fato foi descoberto quando pesquisadores fizeram uma análise profunda e descobriram que um importante centro funcional do cérebro – a rede frontoparietal, que tem papel relevante na modulação da cognição das pessoas – era interrompido em pacientes com sinusite.
E, o estudo foi feito da seguinte forma: A equipe analisou imagens cerebrais e avaliações de saúde mental de mais de 1.200 adultos, com idades entre 22 e 35 anos. Os pesquisadores concentraram em vinte e dois pacientes com sinusite moderada a grave e, também analisaram outras vinte e duas pessoas sem a doença.
+++ VEJA TAMBÉM: ‘Skincare natural’: Abóbora, batata doce e frutas cítricas são capazes de melhorar a saúde e a beleza da pele
+++ VEJA TAMBÉM: Máscara de carvão ativado limpa profundamente a pele e controla a oleosidade; saiba como fazer
Resultados
Após uma análise aprofundada no cérebro dos grupos, eles descobriram que um importante centro funcional do órgão foi interrompido em casos de pessoas diagnosticadas com sinusite, sendo uma região importante por coordenar a atividade de várias áreas do cérebro e manter o equilíbrio do órgão.
Assim, o autor do estudo explicou que a descoberta foi importante porque pode ampliar a maneira como os médicos enxergam a sinusite.