Aproveitar a luz do dia pode gerar benefícios, mas o mesmo não pode ser dito com iluminação na hora de dormir. Conforme um estudo publicado na revista científica Sleep, luz e sono são fatores que não se combinam, já que a saúde pode ser prejudicada com fatores de risco metabólicos.
DORMIR COM A LUZ ACESA PREJUDICA A SAÚDE DE IDOSOS
Os cientistas da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, fizeram essa análise com idosos entre 63 e 84 anos. Aliás, quando se fala de luz, os pesquisadores consideraram desde a iluminação da lâmpada até a de aparelhos como smartphones. “Testamos a hipótese de que a luz à noite em idade avançada está associada a maior prevalência de fatores de risco individuais para doenças cardiovasculares”, destacaram os cientistas, no artigo.
Obesidade, diabetes e hipertensão: esses problemas de saúde foram associados com a prática de dormir com a luz acesa. “Os resultados deste estudo demonstram que apenas uma única noite de exposição à iluminação moderada da sala durante o sono pode prejudicar a glicose e a regulação cardiovascular”, destacou, em comunicado, uma das autoras do estudo, Phyllis Zee.
COMO EVITAR A LUZ DURANTE A NOITE?
Os cientistas destacaram alguns pontos que podem ajudar a evitar a luz durante a noite. A primeira é utilizar uma luz fraca caso seja necessário, e não ligar, de fato, a luz de um cômodo, por exemplo. O segundo ponto: evite luzes branca e azul! Durante a noite, prefira luzes na tonalidade vermelha/laranja. Por último, as máscaras nos olhos são uma boa pedida para quem não consegue controlar a luz externa.