Você é aquele tipo de pessoa que gosta da comida ‘salgadinha’ e sempre que pode adiciona um pouco de sal quando ela já está pronta? Esse é um costume comum, principalmente dos brasileiros, mas segundo um estudo recente a prática não é a mais saudável do mundo.
Pesquisadores do Biobank UK, base de dados de grande parte do sistema de saúde público do Reino Unido, afirmaram que adicionar sal ‘no prato’ aumenta os riscos de morte.
Com uma análise de cerca de 500 mil pessoas, durante nove anos, eles avaliaram esse consumo adicional de sal em alimentos já prontos. No total, então, eles registraram 18.474 casos de pessoas que praticavam esse consumo e faleceram precocemente, aumentando em 28% seus riscos de morte. A maioria, além disso, foram por doenças cardiovasculares e câncer.
Homens que adicionam sal na comida pronta são os com mais riscos de morte prematura
A pesquisa, portanto, revelou que o grupo mais afetado dentre os analisados foram os homens, não brancos e com o índice de massa corporal acima do considerado normal. Além disso, se esses têm um consumo constante de carne vermelha e/ou processados, os riscos também são maiores.
Por fim, o estudo concluiu que acima dos 50 anos, em homens, ainda há uma redução de cerca de 2,3 anos de vida; enquanto em mulheres, é de 1,5 anos.
Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!