Ícone do site

Vírus que destrói câncer? Novo tratamento tem resultados promissores!

Published 23/09/2022
Injeção de vírus consegue destruir células cancerígenas, reduzindo tumores ou até mesmo se livrando completamente do câncer

"Estou livre do câncer há dois anos", celebrou voluntário do estudo - Pexels/Ivan Samkov

Estudos do Instituto de Pesquisa de Câncer do Royal Marsden NHS Foundation Trust, no Reino Unido, parecem ter um novo tratamento promissor contra o câncer: um vírus!

Apresentado em uma conferência médica em Paris, três em cada nove dos voluntários que usaram o tratamento tiveram uma redução em seus tumores. Além disso, ele também mostrou resultados positivos em mais pacientes, uma vez que teve efeitos colaterais mais leves que outros já disponíveis, como a quimioterapia.

“É raro ver taxas de resposta tão boas no estágio inicial de ensaios clínicos, pois seu objetivo principal é testar a segurança do tratamento, e envolve pacientes com câncer muito avançado para os quais os tratamentos atuais pararam de funcionar”, explica Kevin Harrington, um dos autores do estudo, à BBC. Segundo ele, o vírus foi testado em pacientes em estágios iniciais e avançados de diversos tipos de cânceres como olhos e esôfago. “Estou ansioso para ver se vamos continuar a ver benefícios à medida que tratamos um número maior de pacientes”, portanto, continua.

No total, o estudo contou com 40 voluntários, que tiveram respostas promissoras. O construtor Krzysztof Wojkowski, de 39 anos, é um deles.

Diagnosticado com câncer nas glândulas salivares desde 2017, passando por cirurgia e tratamentos e mesmo assim seu tumor continua crescendo, ele passou pelo novo tratamento e revelou: “Me disseram que não havia mais opções para mim, e que eu estava recebendo cuidados de fim de vida. Foi devastador, então foi incrível ter a chance de participar do estudo”. “Tomei injeções a cada duas semanas durante cinco semanas que erradicaram completamente meu câncer. Estou livre do câncer há dois anos”, celebrou.

Conheça o vírus que pode ser novo tratamento promissor contra câncer!

Os cientistas, portanto, utilizaram o vírus da herpes, principalmente da labial, alterado para conseguir matar os tumores. O tratamento, além disso, funciona em um curto período, apenas com poucas injeções aplicadas diretamente nos tumores. Assim, ele não só destrói a célula cancerígena ao entrar nela, mas também ativa o sistema imunológico.

Essa não é a primeira vez que um vírus tem resultados promissores contra o câncer. Há alguns anos, o Reino Unido aprovou, para casos avançados de câncer de pele, o tratamento com T-Vec. Segundos os responsáveis do estudo atual, essa é, portanto, uma nova versão turbinada da T-Vec.

Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!

Sair da versão mobile