O sueco Svante Pääbo é o mais novo ganhador do Prêmio Nobel da Medicina de 2022. O anúncio, feito nesta segunda-feira, 03 de outubro, coroa a pesquisa do geneticista sobre evolução humana.
Especializado em genética humana, o biólogo evoluiu pesquisas da área, se aprofundando ainda mais sobre os genomas de hominídeos extintos e a evolução do homem como uma toda.
A pesquisa, além disso, ocasionou no surgimento da paleogenética. Essa, portanto, é uma nova área de estudo da ciência, capaz de aprofundar ainda mais nas distinção dos seres-humanos atuais e nossos ancestrais.
Sueco leva Nobel da Medicina de 2022 com pesquisa sobre evolução humana
“Acho que o genoma neandertal foi sua maior contribuição individual. Ele revelou que os neandertais cruzaram conosco. Isso foi contestado por muitos anos, inclusive por mim. Mas ele mostrou que a maioria de nós tem DNA antigo (de neandertais e/ou denisovanos). Esse DNA também pode ser medicamente importante”, afirma Assembleia do Nobel no Instituto Karolinska, responsável pela premiação.
Além disso, eles destacam: “suas descobertas fornecem a base para explorar o que nos torna exclusivamente humanos”.
O sueco de 67 anos sempre foi apaixonado pela história humana e optou por seguir essa como sua carreira profissional, além de se formar em medicina. Desde 1980, ele estuda a área, mas seu trabalho ganhou ainda mais potencial em 2008, quando sua equipe encontrou um fragmento de osso, sequenciado pelo geneticista.
Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!