Já aprovado na agência reguladora norte-americana, Food and Drug Administration (FDA), o medicamento contra diabetes tipo 2 da farmacêutica Eli Lilly apresentou resultados promissores no tratamento da doença. A coautora do estudo publicado na revista científica The New England Journal of Medicine, Ania Jastreboff, comunicou que 40% dos voluntários da pesquisa chegaram a perder até um quinto do peso corporal – lembrando que essa questão de perda de peso está relacionada à saúde.
O medicamento, chamado de tirzepatida, é considerado um grande avanço pela FDA, que demonstrou até mesmo alteração na circunferência da cintura no estudo. Pesquisadores lembraram, no artigo, que a obesidade pode desenvolver para um estágio de morbidade, com uma significativa mortalidade em escala global.
“Neste estudo de 72 semanas em participantes com obesidade, 5 mg, 10 mg ou 15 mg de tirzepatide uma vez por semana proporcionaram reduções substanciais e sustentadas no peso corporal”, destacaram os cientistas. Os resultados foram mais efetivos do que o placebo, e os efeitos adversos mais comuns foram gastrointestinais, com nível leve a moderado, principalmente com o aumento da dose.
MEDICAMENTO CONTRA OBESIDADE FOI APROVADO NO BRASIL?
O medicamento ainda não foi aprovado no Brasil, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já está analisando o medicamento contra diabetes. Conforme o jornal O Globo, a farmacêutica já fez até mesmo a solicitação à Anvisa para o uso do medicamento.