O estado de Nova York abriu a vacinação contra a covid-19 para jovens entre 16 e 29 anos nesta terça-feira, 29. Adolescentes entre 16 e 17 anos apenas poderão tomar o imunizante Pfizer-BioNTech, o único imunizante autorizado para menores de 18 anos, e necessitarão da autorização dos pais antes de se imunizarem.
O governo estima que com a abertura do público da vacinação, cerca de 1,7 milhão de nova-iorquinos nesta faixa etária se vacinem e se juntem aos mais de 15 milhões de pessoas que já podem se vacinar no estado. Até o momento, 6,6 milhões de habitantes do estado de Nova York tomaram a primeira dose, o número equivale a 40% da população.
A maioria dos 50 estados norte-americanos planejam abrir a vacinação para jovens acima dos 16 anos. Até o momento, 35 estados já começaram a imunizar jovens a partir desta idade com os imunizantes aprovados nos Estados Unidos, sendo eles as vacinas da Moderna, Johnson & Johnson e Pfizer, sendo que menores de idade poderão tomar apenas a última vacina.
Especialistas acreditam que uma nova onda de contaminações pode atingir os jovens do país, já que o avanço da vacinação em grupos de idosos gerou uma bolha de proteção.