Com certeza você já tomou um chá de hortelã ou até mesmo usou ele como tempero para comidas. Mas você sabia que a planta tem muitas mais propriedades que isso, tendo benefícios, até mesmo, medicinais?
Conhecida cientificamente como Mentha Spicata, a hortelã ajuda a relaxar os músculos do intestino e do estômago e, assim, tem propriedades que tratam problemas digestivos. Assim, ajuda tratando desde má digestão, vômitos, náuseas, inchaço abdominal, até mesmo redução de gases e acidez.
Não só isso, seu efeito calmante já conhecido também ajuda no tratamento de ansiedade. Isso porque ela consegue melhorar o humor e a qualidade do sono. “O chá de hortelã tem sido muito utilizado para fins medicinais por conta das substâncias existentes em sua composição como o mentol e o limoneno que são anti-inflamatórias, antioxidante, digestiva, analgésica e descongestionante”, explica a nutricionista Francianny Marília.
Outros benefícios medicinais: hortelã também ajuda em cólicas menstruais e no equilíbrio de hormônios
Outro grande benefício da hortelã está relacionada ao ciclo menstrual. De acordo com a especialista, indica-se a planta também para aliviar as dores de cabeça, enxaqueca e diminuir as cólicas menstruais.
Além disso, estudos apontam que o chá da planta ajuda as mulheres nas alterações hormonais, como, por exemplo, o ovário policístico. Isso porque ela consegue equilibrar também os níveis dos hormônios femininos e diminuir os níveis de androgênios.
“Contém propriedades antibacterianas que atuam contra as bactérias que podem causar a infecção intestinal e nas vias respiratórias”, revela a nutricionista.
No entanto, há contraindicações para uso. Mulheres grávidas, crianças menores de cinco anos, pessoas com refluxo grave e hérnia de hiato, com problemas renais e danos no fígado não devem tomar seu chá.
Como preparar chá de hortelã, recheado de benefícios medicinais?
Coloque três colheres de folhas secas de hortelã em 250ml de água fervendo, tampe durante cinco minutos, coe e beba o chá entre 2 a 4 vezes por dia.