Cantora que marcou a infância de muitas pessoas com músicas como Adoleta, Kelly Key já revelou que sofre com uma doença de pele chamada psoríase. Em seu canal do YouTube, a artista de 39 anos chegou até mesmo a falar como descobriu outras condições a partir dessa inflamação que, conforme a Sociedade Brasileira
de Dermatologia (SBD) é crônica e não contagiosa.
Como os sintomas da doença – como manchas avermelhadas com escamas brancas – aparecem e desaparecem de forma cíclica, conforme destaca a SBD, Kelly Key compartilhou nesta terça-feira, 07, nos stories de seu Instagram, o reaparecimento dos sinais da doença na sua barriga em meio ao treino. “Psoríase hoje está gritando”.
COM PSORÍASE, KELLY KEY DESCOBRIU INTOLERÂNCIA AO GLÚTEN
Na época em que falou sobre outros diagnósticos a partir da psoríase, Kelly relatou que foi diagnosticada com intolerância ao glúten e, também, à lactose, quando o quadro da doença de pele chegou a apresentar aspectos mais graves. “Isso chamou nossa atenção”. Mesmo com dermatite seborreica na cabeça e fatores emocionais que pioravam o quadro, o aumento da psoríase a surpreendeu. “A partir dela a gente descobriu intolerância ao glúten, à lactose e a outros alimentos porque eles acabaram potencializando essa minha inflamação sistêmica”, revelou.
Dentre os sintomas da doença de pele que pode ser desenvolvida por diversos fatores, desde estresse e histórico familiar até obesidade e alguns medicamentos, a SBD destaca:
- Manchas avermelhadas com escamas secas esbranquiçadas;
- Pequenas manchas brancas ou escuras residuais após melhora das lesões avermelhadas;
- Pele ressecada e rachada; podendo ter, até mesmo, sangramento;
- Coceira;
- Queimação;
- Dor;
- Unhas grossas, descoladas, amareladas e com alterações da sua forma;
- Inchaço e rigidez nas articulações – em quadros mais graves, pode haver a destruição das articulações e deformidades.