Após consumir o restante da comida de um amigo que estava guardada na geladeira, um jovem foi contaminado por uma bactéria severa que levou a um triste desfecho: a amputação de suas pernas. O caso aconteceu em New England, nos Estados Unidos, e trata-se de um estudante de 19 anos. Identificado apenas como JC, o jovem apresentou dores fortes no estômago e náusea, seguidos de uma tonalidade roxa em sua pele.
A Neisseria meningitidis foi a bactéria que o jovem se infectou, levando o estudante a um quadro grave de sepse, que se espalhou por seus membros. No relatório sobre o caso, publicado no New England Journal of Medicine, é relatado que o paciente teve uma elevação significativa na temperatura e precisou ser sedado.
O jornal britânico The Sun cita o vídeo do médico Bernard explicando o caso:“Quando a bactéria está presente no sangue, os vasos sanguíneos de todo o corpo dilatam, diminuindo a pressão sanguínea e impedindo que o oxigênio entre nos órgãos”. A pele de JC começou a ficar sem sangue e, com isso, o tecido entrou em processo de necrose.
+++ Hérnia de disco: fisioterapeuta explica condição que afeta o participante Gustavo, do BBB22
JOVEM INFECTADO POR BACTÉRIA TEVE DEDOS E PERNAS AMPUTADOS
O estado de saúde do jovem ficou extremamente grave, tanto que precisou ser levado a uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, além de ter tido as duas pernas amputadas, o processo também precisou se realizado em seus 10 dedos. Esse tipo de contaminação pode ser prevenida por meio da vacina contra meningite meningocócica. Mas, o estudante só havia tomado a primeira dose e não recebeu o reforço do imunizante no tempo recomendado.