Hérnia de disco: fisioterapeuta explica condição que afeta o participante Gustavo, do BBB22
Durante conversa com colegas, a participante Laís, do BBB22, comemorou o fato de Gustavo ter hérnia de disco e gerou polêmica nas redes sociais
Durante conversa com colegas, a participante Laís, do BBB22, comemorou o fato de Gustavo ter hérnia de disco e gerou polêmica nas redes sociais
Após a eliminação de Bárbara Heck do Big Brother Brasil 22, na última terça-feira, 15, uma polêmica envolvendo Laís provocou diversas críticas à participante. Ao se juntar com suas colegas para falar sobre estratégias de jogo, Larissa, que passou a participar do jogo após a Casa Vidro, disse que Gustavo não aguentaria uma prova de resistência por ter hérnia de disco. A afirmação fez com que Laís, que é médica, comemorasse o problema do brother. “Graças a Deus”, comentou a sister.
Para entender a condição, o fisioterapeuta Cadu Ramos explica que a hérnia de disco é um problema estrutural na coluna, em que o disco fibrocartilaginoso tem como função a sustentação da descarga de peso entre uma vértebra e outra, mas, quando o seu núcleo sofre um deslocamento, ocorre uma pressão na raiz do nervo localizada nas laterais, na parte da frente e de trás, o que desencadeia dores e limitações no paciente.
O fisioterapeuta cita uma série de sintomas que podem surgir quando um paciente possui hérnia de disco, como:
Muitas pessoas que sofrem com o problema acabam tendo suas tarefas cotidianas afetadas. “A hérnia acaba limitando muito a atividade do dia a dia, as pessoas acabam deixando de lavar roupa, passar, cozinhar ou fazer uma atividade física, porque além de causar muita dor, existe a insegurança do paciente em fazer qualquer atividade”, explica Cadu Ramos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de dez pessoas no mundo, oito são acometidas por hérnia de disco. Mas, um ponto destacado pelo fisioterapeuta é que existem pessoas que muitas vezes sequer sabem que estão com o problema, porque não sentem incômodos.
+++ Síndrome da pessoa rígida: doença autoimune rara debilita a atividade motora
“A partir do momento que você sabe que tem uma hérnia, passou por uma dor ou uma limitação, realmente precisa ter alguns cuidados”, alerta Cadu Ramos. O fisioterapeuta chama a atenção para excesso de peso, seja corporal ou na academia, por exemplo, obesidade, atividades com mais exigência da coluna, caminhadas longas. “São atividades que devem ser mais ponderadas, ou seja, tem que ir mais de leve em todas as atividades, além de tomar bastante cuidado na forma de sentar“, pontua.
Quando se fala de tratamentos, o fisioterapeuta Cadu Ramos cita que o Hospital Israelita Albert Einstein possui um estudo em que 90% dos quadros de hérnia de disco são tratados por meio de fisioterapia, como “fortalecimento muscular, elasticidade e mobilidade”. O fisioterapeuta explica que esses tratamentos conservadores fazem com que o espaço articular permaneça preservado, “não aumentando a compressão sobre o disco ou a hérnia, fazendo com que a pessoa possa ter qualidade de vida e bem-estar no dia a dia”.
Cadu Ramos explica que parte das cirurgias são arriscadas e, mesmo após o procedimento, o paciente continua com dor. “É um trabalho que vai ao longo da vida, cuidando de toda a parte muscular”.