Em meio ao final de ano, os casos de gripes vêm tomando conta de alguns estados do país, levando autoridades de saúde a tomarem medidas como testagens rápidas e amostras laboratoriais, para identificar qual tipo de vírus está relacionado com o quadro gripal dos pacientes.
Na cidade de São Paulo já houve um aumento da procura por atendimento em postos de saúde em São Paulo de pessoas com sintomas de gripe. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em novembro foram registrados 11.949 atendimentos por sinais de gripe, com 56.220 casos suspeitos de Covid-19.
Para ajudar a conter o avanço da Influenza H3N2, e mesmo que a cepa tenha apresentado uma capacidade de escapar dos imunizantes atuais, o Instituto Butantan anunciou nesta quinta-feira, 23, a doação de 1 milhão de doses da vacina contra gripe para a capital paulista. O Instituto também chegou a doar doses de vacina da doença para a cidade do Rio de Janeiro.
+++ Agência dos Estados Unidos aprova medicamento da Pfizer para tratar Covid-19
DATA DA VACINAÇÃO DA GRIPE E GRUPO PRIORITÁRIO
Com as doações do Instituto Butantan, a SMS irá iniciar a vacinação já nesta véspera de Natal, 24. A ação acontecerá das 7h às 19h, nas 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Todas as pessoas que não foram vacinadas contra a gripe este ano poderão receber o imunizante, e dentro do grupo prioritário estão:
- Gestantes;
- Puérperas (mulheres que deram à luz em até 45 dias);
- Lactantes;
- Idosos com mais de 60 anos;
- Crianças de seis meses até 5 anos.
SINTOMAS DE GRIPE E COVID-19
Em conta oficial do Twitter, o Instituto Butantan destacou algumas diferenças entre os sintomas de gripe e do novo coronavírus. “Embora os sintomas sejam bem parecidos, é possível saber a diferença entre a gripe sazonal, que em alguns casos pode estar associada à Influenza, e a Covid-19, cujos sintomas foram se alterando com o surgimento das novas cepas”.
Embora os sintomas sejam bem parecidos, é possível saber a diferença entre a gripe sazonal, que em alguns casos pode estar associada à Influenza, e a Covid-19, cujos sintomas foram se alterando com o surgimento das novas cepas. Saiba mais aqui: https://t.co/j9ffKpmtiD pic.twitter.com/HrgTFnlaQB
— Instituto Butantan (@butantanoficial) December 23, 2021