Ícone do site

Existe relação do horário da última refeição com câncer? Estudo explica

Published 19/05/2022
Estudo sobre horário de refeição e câncer

Estudo sobre horário de refeição e câncer - Pexels/Helena Lopes e Unsplash/National Cancer Institute

Que os nossos hábitos influenciam na saúde todos sabem. Mas, até mesmo o horário da última refeição pode gerar alguma influência no organismo? Segundo um estudo do Instituto de Saúde Global de Barcelona, há a possibilidade do horário da última alimentação impactar nas chances de uma pessoa desenvolver câncer de mama ou próstata.

ÚLTIMA REFEIÇÃO ANTES DAS 21H PODEM DIMINUIR RISCO DE CÂNCER

A análise foi feita a partir do hábito alimentar e do sono de 621 homens com câncer de próstata e 1205 mulheres com câncer de mama. Os resultados apontaram que aqueles que realizavam a última refeição antes das 21h tinha menos risco de desenvolver a doença. Também foi observado o mesmo resultado para a janta duas horas antes de dormir.

As taxas para essas análises foram as seguintes: redução de 26 vezes nas chances de um paciente desenvolver câncer de próstata e 16% menor no risco de câncer de mama. A comparação foi feita com aqueles que realizavam a última refeição depois das 22h ou que dormiam logo após a alimentação. “O impacto pode ser especialmente importante em culturas como as do sul da Europa, onde as pessoas jantam tarde”, disse o pesquisador que liderou o estudo, Manolis Kogevinas.

Para Kogevinas, o estudo evidenciou a importância da análise do ritmo circadiano nas pesquisas sobre dieta e câncer. O ritmo circadiano é responsável pela alteração física e mental de uma pessoa durante o dia. Aliás, o estudo excluiu pessoas que trabalham no período noturno por conta de estudos que apontam maiores chances desses trabalhadores desenvolverem uma das enfermidades.

Sair da versão mobile