Publicidade

Molécula que ataca câncer de mama agressivo é descoberta por cientistas; Veja!

A descoberta da molécula contra tipo mais severo do câncer de mama pode evoluir para tratamentos contra a doença

Cientistas desenvolvem injeção contra câncer de mama
Cientistas desenvolvem injeção contra câncer de mama – Pexels/Kureng Workx e Unsplash/National Cancer Institute

Tumores de mama triplo negativo são classificados como um tipo de câncer de mama mais agressivo. Em meio a pesquisas que buscam formas de combater a doença, cientistas do Canadá, Brasil, China e Estados Unidos fizeram uma descoberta que pode ser uma potencial ferramenta no tratamento da enfermidade que aflige muitas mulheres ao redor do mundo.

Publicidade

“Pior prognóstico e poucas terapias eficazes”: os cientistas destacaram, em artigo, como esse tipo mais grave de câncer de mama é difícil de ser diagnosticado. Conforme dados do Observatório Global do Câncer (Globocan), o câncer de mama foi o mais diagnosticado em mulheres das Américas, em 2020, representando uma taxa de 30,7% dos diagnósticos.

+++ Jornalista Lilian Ribeiro finaliza radioterapia contra câncer: “Acabou”

+++ Vacina contra câncer de próstata, pulmão e ovários é desenvolvida em Oxford

MOLÉCULA DESCOBERTA POR CIENTISTAS PROVOCA A AUTODESTRUIÇÃO DA CÉLULA TUMORAL

MS023: essa é a molécula em que os cientistas observaram que ela pode provocar a autodestruição da célula tumoral. O ataque ocorre em meio ao acionamento das células de defesa, conhecido como interferon (IFNs). “Demos um passo importante em direção à ‘medicina de precisão’, na qual os pacientes são tratados com medicamentos adaptados ao seu tipo específico de câncer”, disse, em comunicado, a coautora do estudo e pesquisadora canadense, Cheryl Arrowsmith.

Publicidade

O achado do estudo publicado na revista científica Nature Chemical Biology pode servir justamente para a produção de medicamentos contra o tipo agressivo da doença, no futuro. Em um teste realizado com roedores, os tumores da doença foram reduzidos, apontando a possibilidade de um caminho positivo para os humanos.